Várias equipes paranaenses disputam domingo as 3 Horas de Tarumã, tradicional prova do calendário gaúcho, que também será válida pela segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance 2009. A corrida será disputada em quatro categorias, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre (RS). A largada está prevista para as 13 horas, com chegada às 16 horas e pódio as 16h10.
A Categoria I é reservada para os protótipos FIA até 2.000 cc, protótipos nacionais com turbo compressor, GT FIA e Turismo acima de 2.000 cc com turbo compressor. Na Categoria II correm os Turismo Força Livre e pick-ups acima de 2.001 cc, além de Turismo até 2.000 cc com turbo compressor. Já a Categoria III é para os protótipos nacionais até 2.000 cc. E a Categoria IV, para motores até 2.000 cc, é outro reduto para carros nacionais e pick-ups.
CATEGORIA III – Depois de vencer a etapa de abertura do Brasileiro de Endurance, na Categoria III, a dupla Jair Bana/Duda Bana (Pirelli/Baterias Moura/Bana Pneus), com seu protótipo Predador, um dos mais rápidos em sua categoria atualmente no Brasil, é uma das favoritas à vitória domingo em Tarumã. O protótipo, com motor Opel 2.0 16v, 270 cv de potência, duplo comando de válvulas e chassi de molibdênio, utilizando gasolina Avigás conta com o auxílio técnico da Equipe Billy Motorsport. A vitória no GP Cidade de São Paulo nos deu um pouco mais de confiança para brigarmos pelo título da categoria este ano. Vamos para a prova com a mesma cautela e dedicação imposta em Interlagos. Acredito que se tudo correr conforme nossa estratégia, voltaremos do Rio Grande do Sul com a vitória, declarou Jair Bana (Master Power).
Outra equipe paranaense é a dupla Rodrigo Gonçalves/Maurício Amaral (Academia Gustavo Borges/Total Lubrificantes/Effa Motors), que fez uma revisão total no seu protótipo Spyder, depois da prova de São Paulo. O protótipo é equipado com motor AP-2.0, 8 válvulas, movido a álcool, que desenvolve 200 cv de potência, com câmbio do Audi e freios Wilwood. Nos dias 18 e 19 de março, Rodrigo e Maurício realizaram testes no Autódromo Internacional de Curitiba com sua equipe, a Billy Motorsport. Treinamos forte no AIC e acredito nossa equipe achou o acerto ideal do nosso carro. O protótipo ficou perfeito, estável nas curvas e com retomadas de velocidades rápidas, muito importantes para o traçado da pista de Tarumã. Vamos em busca da primeira vitória na Categoria III nesta temporada, porque queremos brigar pelo título este ano, concluiu Rodrigo Gonçalves.