esportes@cascavelnews.com.br

Várias equipes paranaenses disputam amanhã o GP Cidade de São Paulo, prova de longa duração em comemoração aos 455 anos da capital paulista, que também será válida pela primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance 2009. A corrida será disputada em quatro categorias, no Autódromo Municipal José Carlos Pace (Interlagos), na zona sul de São Paulo, em 1.000 quilômetros ou 233 voltas, totalizando cerca de oito horas de competição, com largada prevista para as 13 horas e pódio às 21 horas.
A Categoria I é reservada para os protótipos FIA até 2.000 cc, protótipos nacionais com turbo compressor, GT FIA e Turismo acima de 2.000 cc com turbo compressor. Na Categoria II correm os Turismo Força Livre e pick-ups acima de 2.001 cc, além de Turismo até 2.000 cc com turbo compressor. Já a Categoria III é para os protótipos nacionais até 2.000 cc. E a Categoria IV, para motores até 2.000 cc, é outro reduto para carros nacionais e pick-ups.
CATEGORIA III – Uma dupla que está entre as favoritas ao título do Brasileiro de Endurance na Categoria III é Jair Bana/Duda Bana (Pirelli/Baterias Moura/Bana Pneus), com seu protótipo Predador, um dos mais rápidos em sua categoria atualmente no Brasil, que conta com o auxílio técnico da Equipe Billy Motorsport. O protótipo, com motor Opel 2.0 16v, 270 cv de potência, duplo comando de válvulas e chassi de molibdênio, utilizando gasolina Avigás. “Queremos iniciar a temporada 2009 no lugar mais alto em nossa categoria. Nosso carro foi totalmente revisado e acreditamos que está em condições de vencer na Categoria III. Faremos umas cinco paradas no mínimo, para o reabastecimento e troca de pilotos. Vamos tentar não forçar o carro no início, pois é uma prova de longa duração, onde a regularidade vale mais que a velocidade. Estamos confiantes”, declarou Jair Bana (Master Power).
Outra equipe paranaense é o trio Rodrigo Gonçalves/Fabrício Colla/Paulo Henrique (Academia Gustavo Borges/Rede Contorno Sul/Effa Motors), que corre com um protótipo Spyder, equipado com motor AP-2.0, 8 válvulas, movido a álcool, que desenvolve 200 cv de potência, com câmbio do Audi e freios Wilwood, também preparado pela Billy Motorsport. “Nosso carro está quase pronto para essa prova de abertura do Brasileiro de Endurance. Vamos aproveitar os trinos livres para acertar o carro para a pista de Interlagos e no sábado, queremos brigar pela pole position do Grupo III. Nossa estratégia prevê seis paradas para o reabastecimento e troca de pilotos. Sempre obtivemos bons resultados em São Paulo e queremos começar o ano no pódio”, concluiu Rodrigo Gonçalves.