esportes@cascavelnews.com.br

O Automóvel Clube Paulista realiza sábado e domingo a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance 2008, com a realização de sua segunda etapa, na prova denominada “500 Km de São Paulo”. O Paraná estará representado na Categoria III pelas duplas Jair Bana/Duda Bana, Rodrigo Gonçalves/Maurício Amaral, Fabrício Colla/Henry Gaudens/Cassiano Colla e Celso Zocolotte/Beto Cazuni.
A Categoria I é reservada para os protótipos FIA até 2.000 cc, protótipos nacionais com turbo compressor, GT FIA e Turismo acima de 2.000 cc com turbo compressor. Na Categoria II correm os Turismo Força Livre e pick-ups acima de 2.001 cc, além de Turismo até 2.000 cc com turbo compressor. Já a Categoria III é para os protótipos nacionais até 2.000 cc. E a Categoria IV, para motores até 2.000 cc, é outro reduto para carros nacionais e pick-ups.

CATEGORIA III – Uma das dupla que está entre as favoritas à vitória em São Paulo, na Categoria III é Jair Bana/Duda Bana (Pirelli/Baterias Moura/Bana Pneus), com seu protótipo Predador, um dos mais rápidos em sua categoria atualmente no Brasil, que conta com o auxílio técnico da Equipe Billy Motorsport. O protótipo, com motor Opel 2.0 16v, 270 cv de potência, duplo comando de válvulas e chassi de molibdênio, utilizando gasolina Avigás. “Estamos satisfeitos com o campeonato, onde na primeira etapa concluímos em segundo lugar em nossa categoria. Interlagos é minha segunda pista preferida, depois de Curitiba, onde vamos em busca da primeira vitória na temporada 2008”, declarou Jair Bana (Master Turbo).
Os irmãos Fabrício e Cassiano Colla (HD/TSW Rodas), vão correr junto com o piloto americano Henry Gaudens, que participa da Grand-Am Koni Challenge Series. O trio participará dos 500 Km de São Paulo na Categoria III, pilotando um protótipo Spyder com motor VW AP 2.0, de 8 válvulas, com 218 cv de potência, equipado com câmbio Hewland, preparado pela Billy Motorsport. “Melhoramos a nossa caixa de câmbio, que nos deixou na mão em Curitiba e Tarumã. Desejamos fazer uma boa corrida em São Paulo, concluindo entre os cinco primeiros em nossa categoria”, disse Fabrício Colla. “Nos treinos que fizemos, depois do ajuste na caixa de câmbio, o carro se mostrou mais resistente. Queremos marcar pontos em São Paulo”, completou Cassiano Colla.
Outra equipe curitibana que vai participar do Brasileiro de Endurance é formada pelos pilotos Rodrigo Gonçalves e Maurício Amaral (Academia Gustavo Borges/Rede Contorno Sul/Essa Motors). A dupla corre com um protótipo Spyder, equipado com motor VW-2.0, 8 válvulas, com fluxo cruzado, movido a álcool, que desenvolve 223 cv de potência, com câmbio do Audi e freios Wilwood, também preparado pela Billy Motorsport. “Nossa estratégia de corrida será com três paradas, para a troca de pilotos, pneus e reabastecimento. Esperamos que com o novo motor, consigamos um melhor desempenho, acompanhando de perto nossos principais adversários. Se tudo der certo, estaremos no pódio da categoria no domingo, entre os três primeiros”, argumentou Rodrigo.
E para completar o time de paranaenses, o curitibano Celso Zocolotte e o londrinense Beto Cazuni depois de um ano parados, voltam a formar dupla, sendo uma das favoritas à vitória em sua categoria. Celso e Beto vão correr com um protótipo Spyder, equipado com motor Opel/Chevrolet 2.0, 16v, desenvolvendo 260 cv de potência, duplo comando de válvulas e injeção eletrônica. Possui ainda câmbio Hewland, de cinco marchas, freios Wilwood, sistema de telemetria, pesando 640 quilos, utilizando gasolina de aviação, com 100 octanas. “Essa prova tem tudo para ser o maior grid do Brasileiro de Endurance deste ano. Eu e o Beto ficamos um ano afastados, mas não perdemos o gosto pelas corridas e estamos voltando com tudo. Revisamos totalmente o carro e mudamos alguns componentes do motor, que nesta prova estará mais forte e competitivo”, concluiu Celso Zocolotte.