Organizada pela AGV Promotora de Eventos, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), a primeira e segunda etapas do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra foram realizadas com êxito no domingo passado, no Autódromo de São José dos Pinhais.
O evento contou com 52 pilotos inscritos, onde os vencedores por categoria foram: Sérgio Chulik (.ª) e Saulo Marafon (2ª) na Fusca Velocidade, Christiano Bornemann (1ª e 2ª) na Turismo 1600, Armin Kliewler (1ª e 2ª) na Turismo 5000, Paulo Lina (1ª e 2ª) na Fórmula e Romeu Franciosi (1ª e 2ª) na Super Fórmula Tubular.
TURISMO 1600 – Uma estréia fantástica. É como se pode definir o que aconteceu no fim de semana com Christiano Bornemann (WD-40/Embretech/Mundial Prime/Fábrica de Festa). O piloto conseguiu dominar praticamente todos os treinos livre, conquistou a pole position e venceu as duas baterias disputadas, numa categoria que há muito tempo não se via o domínio de um paranaense. Vencer esta prova do Brasileiro em casa, com meus patrocinadores e amigos torcendo por mim foi fantástico, comentou emocionado Chris Bornemann.
A equipe de Chris Bornemann, a Ávila Racing, do experiente preparador Nivaldo Ávila, teve que modificar o Gol nº 43, que disputa o Paranaense para se adequar às regras do Brasileiro e se deu bem. Nossa performance veio mais uma vez coroar o excelente trabalho de toda minha equipe, que não mediu esforços para deixar meu carro de acordo com o regulamento técnico do Brasileiro. Mais uma vez estão todos de parabéns, declarou Christiano.
TURISMO 5000 – O piloto curitibano Luiz Alberto Fontana não teve sorte nas etapas realizadas no fim de semana passado. Mesmo com o apoio da Metalúrgica Rodrigaço, Alarmes Eclipse, Colchões Ronconi, DGA Transportes, TBL Logística, Love Pizza Grill e Jipepar, Fontana não conseguiu repetir o bom desempenho do Campeonato Paranaense. Mesmo correndo com as grandes feras do País na minha categoria, acredito que não decepcionei. Nos treinos classificatórios conquistei um sétimo e um oitavo lugares. Na primeira corrida, tive problemas com o câmbio e terminei a prova só com terceira marcha, na sexta posição. Com isso, não pude participar da segunda etapa. Agora vamos nos preparar para o Paranaense, disse Luiz Alberto Fontana.
FUSCA CROSS – Na tradicional categoria Fusca Cross as disputas também fora acirradas, também com domínio dos pilotos paranaenses. Rogério Melani (Adega The Mufs/Academia R2), marcou a pole position da primeira etapa, com 1m00s482 e Sérgio Chulik largou na frente da segunda etapa, marcando 1m00s286. Na primeira prova, debaixo de garoa e pista molhada, a vitória foi de Sérgio Chulik, seguido de Fabrício Rossato e Rogério Melani. Saulo Marafon venceu a segunda prova, seguido de Rogério Melani e Fabrício Rossato. Na primeira etapa, levei um toque e entortei uma roda do carro numa disputa de posição, mesmo assim consegui terminar em terceiro lugar. Largando da terceira colocação, depois de muita briga, terminei a segunda etapa em segundo lugar. No geral foi bom, mas vamos continuar melhorando a cada prova, concluiu Rogério Melani.