esportes@cascavelnews.com.br

Foi disputada neste final de semana em Pomerode, Santa Catarina, a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade e a vitória na categoria A6 (carros 1.6 com preparação) ficou com o piloto da casa, Rafael Túlio, que obteve sua terceira vitória consecutiva, sendo duas no Brasileiro de Rali e uma na etapa de abertura da Copa Peugeot de Rali.
Correndo nas estradas onde aprendeu a dirigir com o pai, Rafael Túlio e Gilvan Jablonski fizeram um rali perfeito, vencendo a etapa e fazendo a festa em casa. Entre as duas etapas do CBR, aconteceu a primeira etapa da Copa Peugeot, realizada em Campinas (SP) que também teve a vitória de Rafael “Pomerode”. O 3º Rali de Pomerode percorreu 192 quilômetros de estradas de terra da região sendo que 109 eram de trechos cronometrados e 83 quilômetros de deslocamentos.
Para Rafael Túlio vencer em casa era um sonho que cultivava há muito tempo. “Fiz um rali muito bom. Conheço estas estradas muito bem, seus pisos e curvas. Estava muito confiante e essa vitória é de toda a equipe que correu junto comigo hoje”, comenta Túlio que festejou com toda equipe, familiares e muitos amigos de Pomerode.
Seu carro, um Peugeot 206 com o qual disputa na categoria A6 ainda não está totalmente finalizado para as regulamentações da categoria. “Só a suspensão dianteira é especial, que foi instalada para esta prova, já fez uma diferença legal. Para a próxima etapa em Erechim vamos trabalhar para estar com um motor e um câmbio melhor”, explicou Rafael que promete novamente dar muito trabalho aos atuais campeões da categoria na briga pelo título de 2007.
O navegador Gilvan Jablonski suou o macacão para navegar. “É um rali muito difícil, muito travado, muito técnico, cantada atrás de cantada. Foi um sufoco, mas deu tudo certo e conseguimos mais esta vitória que para o nosso desempenho no campeonato é muito bom”, conta Jablonski. A dupla está na liderança do campeonato com 20 pontos, a vice-liderança está com a dupla do Rio Grande do Sul, Leandro Brustolin e Daniel Ceconello com 16 pontos. Das nove duplas inscritas na categoria A6, somente cinco completaram a prova. Foi a categoria com o maior número de concorrentes.
A 3ª etapa do Brasileiro de Rali acontecerá será em Erechim , valendo também pelo Sul-americano de Rali , de 17 a 20 de Maio.
Rafael Túlio e Gilvan Jablonski têm patrocínio de JR Acessórios, Yokohama e Motul.

Veja os resultados Rali de Pomerode na Categoria A6
1º) Rafael Tulio/Gilvan Jablonski (PR), Peugeot 206, 1h25m49s60
2º) Luiz Tedesco/Bruno Mega (SC/RJ), Fiat Palio, 1h26m22s40
3º) Leandro Brustolin/Daniel Ceconello (RS), VW Gol, 1h28m33s20
4º) Marcos Valandro/Roger Valandro (PR), Fiat Palio, 1h36m44s30
5º) Rodolfo dos Santos/Roger A. Franke (SC), Peugeot 206, 1h47m09s10

Confira a classificação do campeonato após duas etapas
1º) Rafael Túlio/Gilvan Jablonski, com 20 pontos
2º) Leandro Brustolin/Daniel Ceconello, 14
3º) Luis Tedesco/Bruno Mega, com 11 pontos