Paulo Salustiano festejou hoje, na Argentina, a conquista de sua primeira pole position na Fórmula Truck. Tendo figurado entre os três mais rápidos durante todo o fim de semana da sétima prova de 2013, o paulista da ABF Racing Team cravou a melhor volta da fase decisiva da tomada de tempos classificatória no Autódromo Oscar Cabalén, em Alta Gracia, na província de Córdoba, palco da corrida da tarde deste domingo.
Salustiano é um dos seis candidatos ao título nesta quarta edição do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck. Ocupa o quinto lugar na tabela de classificação com 42 pontos, 17 atrás do líder Leandro Totti. O vice-líder da competição, Wellington Cirino, tem 48 pontos e larga em sétimo em Córdoba. Beto Monteiro e Régis Boessio, que empatam em terceiro lugar com 43 pontos, vão largar em segundo e em oitavo, respectivamente.
Nem preciso dizer como estou feliz. Essa pole estava batendo na trave há muito tempo, aliviou-se Salustiano. Não fiz a volta perfeita. Errei na curva Dois, senão poderia ter baixado o tempo um pouco mais. Agora, para a corrida é outra história. A corrida é longa, o segredo vai ser encontrar a resistência do caminhão, alertou o piloto, que em 2012, na primeira corrida da história da Truck em Córdoba, levou um caminhão Volvo ao segundo lugar.
Para Monteiro, segundo no grid, a primeira pole no ano também já está batendo na trave. Eu venho de três segundos lugares quase seguidos no grid, em Goiânia, em São Paulo e agora na Argentina, lembrou o pernambucano da Scuderia Iveco, que na corrida de agosto, em Cascavel, largou em terceiro. Vai ser uma corrida de muita precisão, de buscar a resistência. Meu caminhão tem ritmo bom, os resultados têm mostrado isso, falou.
Mais rápido de todo o fim de semana, tendo liderado dois dos quatro treinos livres, Roberval Andrade vai largar em terceiro. Perdi para mim mesmo. Errei na curva Três, na entrada do miolo, isso custou exatos quatro décimos de segundo. Eu tinha melhores tempos nas outras três parciais, e perdi tudo isso em uma curva, resumiu. Sei que tenho um caminhão rápido para a corrida, e serei extremamente conservador, antecipou a estratégia.
A curva Três foi também o ponto crítico para Felipe Giaffone, vencedor da etapa de Córdoba no ano passado. Eu tinha caminhão para fazer mais uma pole, mas errei naquele ponto, admitiu o piloto. O que não desmerece quem fez a pole, eu mesmo já saí na pole sem ser o mais rápido. Apesar de ser um caminhão em desenvolvimento, sei que tenho um bom equipamento para a corrida. Como não estou na disputa pelo título, posso arriscar mais, sugeriu.
Sétima das dez corridas do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, a etapa de Córdoba vai definir o título do Campeonato Sul-Americano. Dos seis pilotos que têm chances de conquistá-lo, cinco integraram o Top Qualifying a segunda e decisiva fase do treino classificatório, que devolve a pista, um a um, os oito pilotos mais rápidos. O único que não obteve a classificação foi o líder da competição, Leandro Totti, que vai largar em 11º.
O Campeonato Sul-Americano foi instituído pela Fórmula Truck em 2010 e o primeiro título foi conquistado por Roberval Andrade, pilotando o Scania. Em 2011, o campeão continental foi Felipe Giaffone, competindo com o Volkswagen. No ano passado o campeão foi Totti, então piloto da Mercedes-Benz em 2013 ele pilota um dos Volkswagen-MAN.
A corrida de amanhã terá transmissão ao vivo da Rede Bandeirantes, em HD, a partir das 13 horas.
Confira o grid de largada da Fórmula Truck na Argentina
Top Qualifying
1º) Paulo Salustiano (SP), Mercedes-Benz, 1m32s231
2º) Beto Monteiro (PE), Iveco, 1m32s247
3º) Roberval Andrade (SP), Scania, 1m32s459
4º) Felipe Giaffone (SP), MAN, 1m32s526
5º) Valmir Benavides (SP), Iveco, 1m32s864
6º) João Marcos Maistro (PR), Volvo, 1m32s969
7º) Wellington Cirino (PR), Mercedes-Benz, 1m33s155
8º) Régis Boessio (RS), Mercedes-Benz, 1m33s356
Treino classificatório
9º) Diogo Pachenki (PR), Mercedes-Benz, 1m33s527
10º) Alex Caffi (ITA), Iveco, 1m33s683
11º) Leandro Totti (PR), MAN, 1m33s803
12º) Alberto Cattucci (SP), Volvo, 1m33s954
13º) Raijan Mascarello (MT), Ford, 1m34s124
14º) Geraldo Piquet (DF), Mercedes-Benz, 1m34s469
15º) Adalberto Jardim (SP), MAN, 1m34s653
16º) Pedro Muffato (PR), Scania, 1m34s696
17º) Jansen Bueno (PR), Volvo, 1m34s814
18º) Luiz Lopes (SP), Iveco, 1m35s433
19º) Débora Rodrigues (SP), MAN, 1m35s550
20º) Leandro Reis (GO), Scania, 1m36s656
21º) Ronaldo Kastropil (SP), Scania, 1m37s001
22º) Djalma Fogaça (SP), Ford, 1m37s644
23º) Edu Piano (SP), Ford, 1m38s564
24º) Rogério Castro (GP), Volvo, 1m45s595
25º) André Marques (SP), MAN, sem tempo
26º) José Maria Reis (GO), Scania, sem tempo
Confira a classificação do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3
1º) Leandro Totti (PR), Volkswagen, com 59 pontos
2º) Wellington Cirino (PR), Mercedes-Benz, 48
3º) Beto Monteiro (PE), Iveco, 43
3º) Régis Boessio (RS), Mercedes-Benz, 43
5º) Paulo Salustiano (SP), Mercedes-Benz, 42
6º) Valmir Benavides (SP), Iveco, 38
7º) Leandro Reis (GO), Scania, 24
8º) Geraldo Piquet (DF), Mercedes-Benz, 23
9º) Djalma Fogaça (SP), Ford, 19
10º) Alex Caffi (ITA), Iveco, 17
11º) João Marcos Maistro (PR), Volvo, 13
12º) André Marques (SP), Volkswagen, 11
13º) Alberto Cattucci (SP), Volvo, 11
14º) José Maria Reis (GO), Scania, 9
15º) Rogério Castro (GO), Volvo, 8
16º) Diogo Pachenki (PR), Mercedes-Benz, 6
16º) Roberval Andrade (SP), Scania, 6
16º) Edu Piano (SP), Ford, 6
16º) Felipe Giaffone (SP), MAN, 6
16º) Pedro Muffato (PR), Scania, 6
21º) Ronaldo Kastropil (SP), Scania, 5
21º) Jansen Bueno (PR), Volvo, 5
23º) Luiz Lopes (SP), Iveco, 4
24º) Débora Rodrigues (SP), Volkswagen, com 2 pontos