esportes@cascavelnews.com.br

A Stock Car Brasil estará ainda mais forte em 2007. Cumprindo uma meta traçada em sua nova fase, a principal categoria do automobilismo nacional terá sua quarta marca na próxima temporada. Trata-se da Peugeot, que brilhará nas pistas nacionais com seu modelo 307 Sedan, o mais recente lançamento do mercado no concorrido segmento de sedãs médios, disputando cada vitória ao lado dos atuais participantes: Chevrolet Astra, Mitsubishi Lancer e Volkswagen Bora. O anúncio da participação da Peugeot na Stock Car Brasil 2007 foi feito nesta segunda-feira, dia 16, em coletiva de imprensa no 24º Salão do Automóvel de São Paulo.
A confirmação marca a concretização de um objetivo traçado pela Vicar Promoções, realizadora da categoria. “Nosso projeto foi tornar a Stock Car numa competição multimarcas, tendo como parceiros grandes empresas. A meta sempre foi tornar a competição uma alternativa viável para pilotos nacionais, trazendo para o torneio originalmente criado pela Chevrolet, empresas também de porte internacional como Mitsubishi, Volkswagen e, agora, a Peugeot. Acho que conseguimos isso e estamos prontos para fazer com que a categoria e o esporte sejam ainda mais fortes”, explica Carlos Col, diretor presidente da Vicar.
Para a Peugeot, a categoria é uma vitrine interessante para tornar o novo veículo e a Peugeot ainda mais conhecidos do grande público. “Essa estratégia está alinhada à ação da marca em reforçar sua atuação generalista, uma montadora com raízes cada vez mais fincadas em solo brasileiro. Não podemos nos esquecer de que o cliente Peugeot é apaixonado por esporte. Por isso a certeza de que com a Stock Car a Peugeot terá sucesso ainda maior diante de sua ligação genuína com a competição no Brasil”, afirma Ana Tereza Borsari, Diretora de Marketing e Qualidade da Peugeot do Brasil.
A cronologia da mudança radical na Stock Car começa em 2001, quando a Vicar apresenta um projeto à Chevrolet para revitalizar a competição. A idéia era que em 2007 a categoria contasse com quatro marcas distintas e elas começaram a chegar em 2005, com a entrada da Mitsubishi e seu modelo Lancer. Em 2006 foi a vez da Volkswagen se juntar à família com seu Bora e, agora, a Peugeot , com seu 307 Sedan, que chegam para fechar um ciclo com chave de ouro.
Esporte, show e business. Essa é a receita da Stock Car. Com 25 equipes, 40 carros e quase 90 patrocinadores, a Stock Car movimenta cerca de R$ 100 milhões em negócios e mais R$ 150 milhões considerando a exposição da mídia. A cada temporada, são gerados 2.650 empregos diretos e indiretos e 400 trabalhadores temporários por evento.