esportes@cascavelnews.com.br

“Mais uma vez foi um grande aprendizado”. Foi desta forma que o paranaense Pietro Fantin resumiu sua participação na última etapa e em toda a 12ª edição do Campeonato Sul-Brasileiro, encerrada no último final de semana, em Florianópolis (SC). Ao final de três rodadas duplas, o piloto apoiado pela Silea Participações conquistou o vice-campeonato em seu primeiro ano na categoria Graduados B.
Fantin chegou à decisão, disputada no Kartódromo dos Ingleses, com boas chances de título e para conquistá-lo bastaria vencer as duas baterias. “Era uma tarefa bastante complicada, afinal eu tinha que enfrentar várias feras, entre elas pilotos como o Jonathan Louis e o Felipe Fraga, talentos acima da média e com mais experiência que eu”, relembra Fantin, ele mesmo o maior destaque do último Campeonato Pan-Americano.
Nos treinos Pietro Fantin, que corre pela equipe Fejão Competições com motores preparados pela Passoca Motorsport, foi muito bem e sua posição de aspirante ao título ficou consolidada após a tomada de tempos, quando garantiu a pole position. Ao fim da primeira corrida, a certeza de que o título poderia ser alcançado: Pietro Fantin venceu. “Liderei a corrida inteira e agüentei, durante 25 voltas, a pressão do ‘John’, que tem três vezes mais tempo de kart que eu”, diz Pietro Fantin.
Na segunda bateria Pietro não conseguiu repetir o resultado e terminou em segundo, mesma posição em que encerrou o campeonato. O título ficou com Jonathan Louis, que venceu a bateria. “O kart não rendeu tão bem desta vez. Perdi para o regulamento, que exige dois descartes, um em cada fase. Não fosse esta exigência, eu teria sido o campeão, pois fui o piloto que mais somou pontos no campeonato”, lamenta. “Mas o regulamento é assim e vamos em frente”, emenda.
O vice-campeonato conquistado – em 2008 Pietro foi campeão do Sul-Brasileiro na Novatos – encheu o piloto Silea Participações de orgulho. “Estou muito contente com meu desempenho nesta etapa principalmente e em todo o campeonato. Pude mostrar, mais uma vez, que, apesar do pouco tempo de kart, tenho capacidade para andar entre os melhores. Quero agradecer a minha equipe por isto e agora vamos focar na conquista do título Brasileiro”, encerra Pietro, que de 21 a 25 de julho disputará o Campeonato Brasileiro, no Kartódromo Raceland, em Curitiba (PR), onde reside.