esportes@cascavelnews.com.br

Dentro da programação da sétima etapa da Sprint Race, que aconteceu sábado, no autódromo Ayrton Senna, em Londrina, pilotos, integrantes da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) e todo o elenco da competição participaram da campanha “Falta só isto”, que visa conscientizar a importância da prevenção da poliomielite em todo mundo. Realizada pela Alpina, em conjunto com o Rotary Internacional, a ação trouxe informações sobre a doença, dados estatísticos no Brasil e no mundo e esclarecimentos sobre a prevenção ao vírus da pólio.
A poliomielite é uma doença deformadora e, por vezes, fatal. O vírus invade o sistema nervoso e pode causar paralisia em questão de horas em qualquer pessoa, principalmente em menores de cinco anos. Ainda não há cura, mas ela pode ser evitada através da vacinação. No mundo, atualmente, apenas em três países a doença é endêmica: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. No ano de 2016, foram confirmados 37 novos casos de pólio no nundo, o que representa mais de 99% de redução de novos casos desde a década de 1980, quando eram registrados mais de mil casos por dia.
O número de casos representados pelo 1% restante são os mais difíceis de prevenir devido a fatores que incluem isolamento geográfico, precariedade da infraestrutura pública, conflitos armados e barreiras culturais. No Brasil, desde 1989 não há novos registros da doença, mas enquanto houver circulação de vírus no mundo, a vacinação não pode recuar, sob o risco de novas epidemias.
Sobre a competição: Os pilotos da Sprint Race voltarão a disputar pelo título da temporada 2017 na oitava e última etapa do campeonato, no dia 03 de dezembro, no Autódromo Internacional de Curitiba. Desta vez, os pontos somados para a classificação serão dobrados.
A sétima etapa da Sprint Race Brasil terá exibição nos canais BandSports, Play TV, Programa Ultrapassagem e Programa Acelerados – no SBT e no YouTube (youtube.com/acelerados).
A Sprint Race tem patrocínio da Albriggs, aQuamec, Pirelli, Motul, Fremax e Rio Custom.