esportes@cascavelnews.com.br

Os pilotos deram show domingo em Ponta Grossa, com “pegas” e ultrapassagens espetaculares durante a nona etapa do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra, disputada no Autódromo André de Geus, em Ponta Grossa (PR). A prova foi organizada pelo Ponta Grossa Motor Clube, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), onde os vencedores por categoria foram: Stive Tokarski na Marcas; Wilson Kavilhuka na Novatos, Carlos Alexandre Vaz na Turismo, Sérgio Chulic na Fusca Cross, e, Amauri de Jesus Soares na Auto Cross.
Durante o treino classificatório, a pole position foi conquistada por Stive Tokarski, com o tempo de 1m08s370, seguido de Raul Andreta, 1m08s830; Christiano Bornemann (Mundial Prime/Embretech), 1m09s444; Luiz Ricardo Kavilhuka, 1m09s478; Carlos Eduardo Kavilhuka, 1m09s907; e, em sexto José Bornemann (Moltecni/Marka/Bana Pneus), 1m10s069. Dada a largada para as 26 voltas de prova, a disputa pela primeira posição entre Stive Tokarski, Raul Andreta e Christiano Bornemann foi acirrada. Na terceira volta, Christiano foi jogado para fora da pista, quando disputava a segunda posição, caindo para o quarto lugar. Em corrida de recuperação, Christiano chegou a estar em terceiro novamente, mas em função do acidente, abandonou por quebra da mangueira da bomba de combustível a quatro voltas do fim.
“Essa atitude anti-desportiva pode ter me custado o campeonato. O pior é que levamos as imagens gravadas para o Comissário Desportivo, que alegou ser uma batida de corrida, o que eu discordo. Andei 10 voltas disputando a terceira posição com o Luiz Ricardo Kavilhuka e não nos tocamos uma vez se quer. Isso sim é corrida”, desabafou Christiano Bornemann (WD-40/Phanter). Stive Tokarski recebeu a bandeirada final em primeiro lugar, com tempo de prova de 29m32s234, seguido de Raul Andreta, a 0s363; Luiz Ricardo Kavilhuka, a 21s381; José Bornemann (Cefec/Bornemann Juntas), a 27s430; Gedson Gonçalves, a 38s509; e em sexto, Christiano Bornemann, a quatro voltas. A volta mais rápida da prova foi de Christiano Bornemann, na 8ª passagem, com o tempo de 1m07s056, à média de 93,951 km/h.
A décima etapa do Paranaense de Velocidade na Terra acontecerá nos dias 1 e 2 de dezembro, no Autódromo Afonso Pena em São José dos Pinhais, válida como rodada dupla para a categoria Marcas, que não correu a oitava etapa.