esportes@cascavelnews.com.br

A 17ª edição das “500 Milhas de Londrina”, tradicional prova do automobilismo paranaense, movimentará o autódromo Ayrton Senna de hoje a sábado. A organização espera reunir mais de 40 carros na corrida que terá 800 km, disputada em 263 voltas ou pouco mais de seis horas, no traçado de 3.145 metros. A largada está prevista para as 16 e a chegada para as 22 horas. A prova será válida também pelo Paranaense de Endurance e contará com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).
Serão disputadas as categorias Grupo 1 Geral (Força Livre), Grupo 2 (Protótipo até 2.000cc), Grupo 3 (Turismo acima de 2.000cc), Grupo 4 (Turismo até 2.000cc), Grupo 5 (Marcas 1.6), Grupo 6 (Speed). Os treinos livres começam nesta quinta-feira (6/12), na competição que fecha as atividades do calendário automobilístico paranaense.
A dupla londrinense formada pelos pilotos José Roberto Hofig Ramos e Maicom Tumiate (Paranamotor), corre as 500 Milhas de Londrina em busca da vitória na Geral e no Grupo 2. Em 2007, José Roberto e Maicon concluíram a prova na segunda posição, com seu protótipo Spyder AP 2.0, 8 válvulas, que desenvolve 200 cv de potência, câmbio Hewland e freios Wilwood, com preparação da Tumiate Competições, do experiente Chico Tumiate. “Nossa estratégia é de fazermos três paradas para a troca de pilotos e reabastecimento. Como é uma prova de longa duração, o importante é a regularidade e a durabilidade do conjunto motor, câmbio e suspensão. Vamos em busca da vitória na Geral, que nos escapou por pouco em 2007”, argumentou José Roberto Ramos (Paranamotor).
No Grupo 2, um dos destaques é o trio curitibano Beto Richa/Rodrigo Gonçalves/Paulo Henrique Munhoz da Rocha (Academia Gustavo Borges/Essa Motors), o trio corre com um protótipo Spyder, equipado com motor VW-2.0, 8 válvulas, com fluxo cruzado, movido a álcool, que desenvolve 230 cv de potência, com câmbio Hewland e freios Wilwood, preparado pela Billy Motorsport. Na estratégia de corrida da equipe, estão previstos três paradas para troca de pneus e abastecimento, sendo uma a cada 2h15 e na parte final, uma tocada mais longa para concluir a prova.
Outra equipe favorita à vitória no Grupos 2 e na Geral é a CLZ Motorsport sediada em Curitiba, com a dupla Celso Zocollote/Beto Cazuni e seu Protótipo Spyder que possui motor Opel/Chevrolet 2.0, 16v, 260 cv de potência, duplo comando de válvula e injeção eletrônica. O protótipo tem ainda câmbio Hewland, de cinco marchas, freios Wilwood, sistema de telemetria, pesa 640 quilos e utiliza gasolina de aviação, com 100 octanas. “A crise está braba e não conseguimos patrocínio para essa prova. Quem sabe se dessa vez a sorte não sorri para nós e finalmente venceremos as 500 Milhas. Já estivemos muito perto disso, mas escapou no fim da prova”, declarou Celso Zocolotte.
O piloto catarinense Leomar Fendrich, e os paranaenses Beto Borghesi e Jair Bana (Frenar Freios/Iguaçú Selos Mecânicos/IBM Ferramentas) vão participar das 500 Milhas de Londrina com um protótipo Spyder, com motor AP 2.000, 220 cv de potência, câmbio GTi e pneus Yokohama, também no Grupo 2. A estratégia de sua equipe para a prova é de quatro paradas para troca de pilotos e reabastecimento. “No ano passado corri com o Duda e o Jair Bana no protótipo Predador. Esse ano, eu o Beto e o Jair vamos de Spyder, que é mais resistente e econômico para a nossa equipe”, disse Leomar Fendrich.
No Grupo 4, o favoritismo é da Equipe WCR, que vai com três Peugeot 206, dos pilotos José Cordova, Fernando Sedechem e Marcos Ramos (Le Lac/Le Parc/Le Champ/Dumas/Banco Peugeot), buscando a vitória nas 500 Milhas e no Paranaense de Endurance. “Nossa equipe tem chances de faturar o Paranaense de Endurance no Grupo 4. Depois de vencermos corridas nas duas etapas finais da Copa Turismo Show, acredito que estamos no caminho certo. Vamos em busca da vitória e quem sabe de uma dobradinha da Equipe WCR”, concluiu Marcos Ramos. (BN).