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A 16ª edição das 500 Milhas de Londrina, tradicional prova do automobilismo paranaense, movimentará o autódromo Ayrton Senna no próximo sábado, prova comemorativa ao aniversário de Londrina, que completa 73 anos. A organização espera reunir mais de 50 carros na corrida que terá 800 km, disputada em 263 voltas ou pouco mais de seis horas, no traçado de 3.145 metros. A largada está prevista para às 16 e a chegada para às 22 horas.
Serão disputadas as categorias Grupo 1 Geral (Força Livre), Grupo 2 (Protótipo até 2.000cc), Grupo 3 (Turismo acima de 2.000cc), Grupo 4 (Turismo até 2.000cc), Grupo 5 (Marcas 1.6), Grupo 6 (Speed). Os treinos livres começam amanhã, na competição que fecha as atividades do calendário automobilístico paranaense.
No Grupo 2, um dos destaques é o trio curitibano Jair Bana/Duda Bana/Leomar Friedrich (Bana Pneus/Pirelli/Baterias Moura), com seu famoso protótipo Predador. Um protótipo AS Vectra, com motor Opel 2.0 16v, 270 cv de potência, duplo comando de válvulas e chassi de molibdênio, utilizando gasolina Avigás. Na estratégia de corrida da equipe, estão previstos três paradas para troca de pneus e abastecimento. “A prova é muito longa e dependemos da sorte. Temos que ser rápidos e consistentes. Se tudo correr bem, esperamos estar no pódio em Londrina”, disse Jair Bana.
Outra equipe favorita à vitória no Grupos 2 e Geral é a CLZ Motorsport sediada em Curitiba, com o trio Celso Zocollote/Beto Cazuni/Beto Richa (Dumond Racing) e seu Protótipo Spyder que possui motor Opel/Chevrolet 2.0, 16v, 260 cv de potência, duplo comando de válvula e injeção eletrônica. Possui ainda câmbio Hewland, de cinco marchas, freios Wilwood, sistema de telemetria, pesando 640 quilos, utilizando gasolina de aviação, com 100 octanas. “Este ano será diferente, pois estaremos em três para dividir melhor a carga de tempo de pilotagem. Nosso carro está bem equilibrado e temos chances de vencer a corrida”, justificou Celso Zocolotte.
Os pilotos Fabrício Colla e Rodrigo Gonçalves (Rodas TSW/Ocidental Petróleo) vão participar das 500 Milhas de Londrina com um protótipo Spyder, com motor AP 2.000, 220 cv de potência, câmbio GTi e pneus Yokohama, também no Grupo 2. A estratégia de sua equipe para a prova é de quatro paradas para troca de pilotos e reabastecimento. “Nesta corrida o importante não é ser rápido o tempo todo. Temos que manter a regularidade e contar com a durabilidade do equipamento. Isso sim pode nos ajudar a terminar a prova entre os primeiros colocados”, declarou Fabrício Colla.
No Grupo 4, o favoritismo é do Gol n.º 88, dos pilotos César Fader, Ademir Adur, Marlon Bastos e Rodrigo Bonora, que contam com o apoio da Dom Carneiro, Santa Clara Indústria de Papéis, Century Investimentos e Bonora Sports. O Gol é equipado com motor 2.0 à álcool, de 180 cv de potência, faróis de xenon e pneus slick, com qual pretendem fazer três paradas para troca de pilotos, reabastecimento e apenas uma troca de pneus. “Nosso carro ficou um foguete. Acredito que somos favoritos à vitória em nossa categoria. Serão seis horas de muita emoção e adrenalina, pois estamos nos preparando há muito tempo para esta corrida. Queremos fazer bonito em Londrina”, concluiu César Fadel.