Imbituba (SC) começa a respirar os ares do Mundial de Freeride (manobras de jet ski nas ondas) com o início dos treinos hoje, reunindo os melhores pilotos do mundo na modalidade.
A Praia da Vila está pronta para sediar a quarta e última etapa do Campeonato Mundial de Freeride. Cerca de 30 pilotos de vários países em busca de dois títulos: na Stand Up (jet em pé) e na Sit Down (jet sentado). Um dos primeiros a entrar na água foi o italiano líder do campeonato, Federico Bufacchi que testou dois jet ski em busca de um melhor conjunto para a disputa. A previsão é de ondas com até um metro e quero ver qual melhor equipamento para este tipo de mar, explicou Federico que lidera o campeonato mundial na stand up com 57, quatro pontos de vantagem sobre o francês Pierre Maixent, atual campeão mundial, com 54. Em terceiro vem outro francês, Gil Beurnier com 49.
Na Sit Down, os catarinenses Du Nunes e Leandro Vieira, junto com o português Luis Fragoso estiveram na Praia da Vila para treino de reconhecimento. Leandro Vieira será o único brasileiro a competir nas duas categorias.
O líder na Sit Down, o sul africano James Visser não estará disputando a etapa deixando seu pai, Jimmy Visser,que é o vice líder na possibilidade de conquistar o oitavo título internacional. O francês Pierre Maixent está a um ponto de diferença e a briga pelo título promete ser muito acirrada. Os dois pilotos passaram o dia em Florianópolis revisando os jets para o início das provas amanhã.
O local de competição estará aberto para o treino livre oficial a partir da 9 horas até as 11. A tarde iniciam as baterias, uma por categoria. No sábado serão realizadas duas baterias e no domingo a semifinal e a bateria final.
Para Marcelo Brandão, Tchello, presidente da IFWA, entidade internacional que rege o freeride, Esse campeonato é o maior dos últimos anos e a disputa está muito acirrada com alto nível técnico dos competidores, principalmente dos brasileiros que podem surpreender, disse Tchello.
O 8º Jet Waves acontece sob supervisão da IFWA e da Federação Motoaquática do Estado de Santa Catarina (FEMOAESC). O evento é patrocinado pela Malwee e pela Yamaha com apoio do Governo de Santa Catarina, da Prefeitura de Imbituba e da ProNáutica Jet Ski.