esportes@cascavelnews.com.br

Acabou o mistério. Hoje os pilotos da Stock Car tiveram o primeiro contato com a nova pista do Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro (RJ), durante a sessão de treino extra criada exclusivamente para dar aos competidores a chance de conhecer o traçado atual. O circuito perdeu mesmo suas principais características. Está mais curto, mais travado, mas não é nenhum monstro. “Ficou sem graça”, disse o goiano Ruben Fontes, da equipe Neosoro JF Racing, o quarto mais veloz do dia. O melhor tempo ficou com o paraibano Valdeno Brito.
Não chega a ser um bom circuito, mas pelo menos a preocupação com as condições técnicas da pista vai desaparecendo aos poucos. “Está bem mais lento, a gente nem chega a aproveitar a quinta marcha e tem uma verdadeira esquina feita em segunda. De qualquer forma, foi importante aproveitar o treino extra. É tudo uma questão de pegar a mão da pista e nós começamos bem demais, porque colocamos dois carros entre os cinco primeiros mesmo sem pneus novos”, analisou Ruben Fontes. Ele, em quarto, e o companheiro Rodrigo Sperafico, em quinto, ficaram muito satisfeitos.
O pneu de Ruben Fontes, por exemplo, tinha 90 km rodados. Bem mais do que os pilotos que terminaram na frente dele. Agora, a torcida da dupla da Neosoro JF Racing é para não chover na corrida, marcada para domingo, às 10h30. “Com tantas curvas de baixa velocidade, vai virar uma bagunça se andarmos com pista molhada”, alerta Ruben Fontes. No treino extra, a chuva apareceu, mas somente nos minutos finais, depois de um dia extremamente quente no Rio de Janeiro. “Começamos num bom nível, mesmo sem saber direito o que esperar da pista”, elogiou Rodrigo Sperafico.
A programação oficial da Stock Car prevê mais dois treinos livres amanhã. “Entramos com um bom caminho andado e amanhã só precisamos trabalhar um pouco melhor o equilíbrio do carro, porque senti um desgaste de pneu muito grande nas voltas que completei”, revela Ruben Fontes. O time deve trabalhar no acerto tentando manter o bom ritmo e ao mesmo tempo resolver o problema. No ano passado, o goiano fez boas corridas no Rio de Janeiro, com um sexto e um quinto lugares.