esportes@cascavelnews.com.br

Mesmo com tempo chuvoso e muito vento no final de semana, alguns pilotos participaram do primeiro treino de reconhecimento na Praia da Vila, em Imbituba, local do Jet Waves, etapa brasileira do Campeonato Mundial de Freeride ( manobras de jet ski nas ondas).
O líder do mundial na categoria Stand Up (jet em pé) o italiano Federico Bufacchi e os brasileiros Du Nunes, campeão Mundial amador da Sit Down (jet sentado) em 2003 e Leandro Vieira que retorna as competições de pois de ficar afastado por mais de seis meses devido a lesões no joelho, estiveram na Praia da Vila , juntamente com Tchello Brandão, presidente da IFWA, entidade internacional que regulamenta o esporte.
Os pilotos treinaram mesmo com as condições do tempo e do mar que não estavam apropriadas. Muito vento, chuva e poucas ondas. “Acho importante treinar em qualquer condição”, comentou Leandro Vieira. “Se no dia da competição o tempo estiver assim já terei uma expectativa do que fazer”, completou o piloto catarinense que disputará nas duas categorias.
Já o italiano Federico Bufacchi foi o primeiro estrangeiro a chegar ao local da competição buscando a melhor condição para a disputa. “O mar hoje está muito ruim mas tenho que treinar pois a disputa na última etapa vai ser forte e quem vencer pode ficar com o título deste ano”, disse Federico que lidera o mundial na Stand Up com quatro pontos à frente do atual campeão , Pierre Maixent. Federico venceu em 2005 a etapa no Brasil.
Outro piloto catarinense que esteve no treino foi Du Nunes que quer repetir o resultado do ano passado e manter um lugar ao pódio. “Estou treinando mais forte agora e quero subir ao pódio. Estou fora da disputa do mundial mas quero fazer uma boa apresentação na última etapa”, disse Nunes.
O presidente da IFWA está bem otimista quanto a participação de outros pilotos pois a cada dia mais inscrições são confirmadas. “Recebi a confirmação de mais dois pilotos brasileiros. O Douglas Carvalho que está morando na China já está viajando para o Brasil e é um forte concorrente pois está treinando muito e fazendo apresentações de jet ski no exterior. Outro bom candidato é o catarinense Ivo Sehn Neto que é o atual vice-campeão mundial. Com outros pilotos estrangeiros que estão confirmados acho que essa etapa vai ser uma das melhores do ano”, explicou Tchello.
O 8º Jet Waves, quarta e última etapa do Campeonato Mundial de Freeride será entre os dias 24 e 27 de novembro na Praia da Vila em Imbituba acontece sob supervisão da IFWA e da Federação Motoaquática do Estado de Santa Catarina (FEMOASC). O evento é patrocinado pela Malwee e pela Yamaha com apoio do Governo de Santa Catarina, da Prefeitura de Imbituba e da ProNáutica Jet Ski.