esportes@cascavelnews.com.br

FORTALEZA (CE) – Com uma atuação perfeita, o brasiliense Geraldo Piquet, da equipe ABF/Mercedes-Benz, venceu hoje a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. A prova foi disputada no Autódromo Virgílio Távora, em Eusébio, na grande Fortaleza e foi completamente dominada pelo filho mais velho do tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet, que largou na pole position liderou de ponta a ponta.
Geraldo completou as 47 voltas da prova em 49m41s312, andando à média horária de 101,021 Km/h. Em segundo lugar, a 11s498 de Piquet, chegou o paulista Renato Martins, classificando-se à frente de Valmir Hisgué Benavides (SP), João Maistro (PR), Gaston Mazzacane (Arg), Luiz Carlos Zappellini (SC), Roberval Andrade (SP), José Cangueiro (SP), Débora Rodrigues (SP), e Régis Boéssio (RS), que pela ordem, completaram as 10 primeiras colocações da prova.
Com a vitória em Fortaleza, Geraldo Piquet assumiu a liderança do campeonato, com 78 pontos, 19 a mais do que Roberval Andrade, que passa a ser o vice-líder. Valmir Hisgué Benavides passa a ser o terceiro colocado, com 58 pontos, enquanto que Felipe Giaffone, que chegou ao Ceará na liderança, cai para quarto, com 53 pontos. No Campeonato de Marcas, a Volkswagen lidera com 156 pontos, contra 125 da Mercedes-Benz.
A prova cearense foi cheia de disputas logo na primeira volta um toque entre Djalma Fogaça (Ford) e Felipe Giaffone (Volkswagen) tirou os dois pilotos da corrida. Giaffone liderava o campeonato. Embora não sofrendo ameaças, no início da prova, o pernambucano Beto Monteiro (Scania) até que um problema técnico o tirou da segunda colocação. A posição passou a ser de Roberval Andrade, também da Scania, mas volta 46 quebrou o cubo da roda dianteira esquerda do seu Scania, que foi parar a caixa de brita e a roda estampar no muro do autódromo. O acidente forçou a entrada do Pace Truck e a prova terminou em bandeira amarela.
Tática perfeita
Geraldo Piquet destacou na coletiva de imprensa que a tática adotada para a prova foi perfeita. “A vitória começou no treino classificatório, quando fiz voltas perfeitas e conquistei a pole position. Na corrida, o ponto decisivo foi a largada, quando mantive a liderança. A partir daí foi só administrar e manter sempre uma confortável vantagem de aproximadamente dois segundos em relação ao Beto Monteiro no início da corrida e para o Roberval na parte final. “Foi uma corrida de concentração para não cometer erros e no final a bandeira amarela afastou o risco de quebras em função do forte calor”, salienta Piquet.
Piquet também comentou que desde o início da temporada adotou a tática da regularidade para brigar pelo título. Na quarta etapa chega a liderança com uma vantagem de 19 pontos para Roberval Andrade, o vice-líder. Com esta vantagem ele destaca que a regularidade será ainda mais importante porque estando no pódio nas próximas etapas, pode até ampliar esta vantagem. “Daqui para frente é somar pontos para conquistar o título, que será importante para minha carreira e para a Mercedes-Benz”, acentua Piquet.
Piquet também informou que irá continuar com o mesmo Mercedes-Benz Axor 2044 até o fim da temporada. Wellington Cirino, seu parceiro na equipe ABF/Mercedes-Benz, estreou novo caminhão, mas abandonou a prova na 27ª volta com problemas no sistema de direção. “Este caminhão é novo. Ele começou a ser desenvolvido do zero logo depois do acidente de Tarumã, no ano passado. Ele ainda pode melhorar e como está rendendo bem, não há motivo para trocarmos de caminhão agora”, finalizou Geraldo Piquet, que chega a sua quarta vitória na categoria.
A quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck será disputada no dia 6 de julho, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Resultado da Fórmula Truck em Fortaleza
1º) Geraldo Piquet (DF), Mercedes-Benz, 47 voltas em 49m41s312
2º) Renato Martins (SP), Volkswagen, a 11s498
3º) Valmir Hisgué Benavides (SP), Volkswagen, a 21s577
4º) João Maistro (PR), Volvo, a 28s311
5º) Gaston Mazzacane (Arg), Mercedes-Benz, a 35s802
6º) Luiz Carlos Zappellini (SC), Volvo, a 1m12s180
7º) Roberval Andrade (SP), Scania, a 1 volta
8º) José Cangueiro (SP), Mercedes-Benz, a 1 volta
9º) Débora Rodrigues (SP), Volkswagen, a 1 volta
10º) Régis Boéssio (RS), Volvo, a 1 volta
11º) Fred Marinelli (SP), Iveco, a 1 volta
12º) Diumar Bueno (PR), Volvo, a 4 voltas
13º) Leandro Totti (PR), Ford, a 9 voltas
14º) Beto Monteiro (PE), Scania, a 10 voltas
Não completaram
Wellington Cirino (PR), Mercedes-Benz, a 20 voltas
Vinicius Ramires (SP), Mercedes-Benz, a 24 voltas
Pedro Muffato (PR), Scania, a 24 voltas
Adalberto Jardim (SP), Iveco, a 33 voltas
José Maria Reis (GO), Volkswagen, a 36 voltas
Leandro Reis (GO), Volkswagen, a 41 voltas
Djalma Fogaça (SP), Ford, a 42 voltas
Vignaldo Fizio (SP), Mercedes-Benz, 43 voltas
Felipe Giaffone (SP), Volkswagen, a 43 voltas
Chico Serra (SP), Ford, a 44 voltas

Classificação do campeonato após quatro etapas
1º) Geraldo Piquet (DF), com 78 pontos
2º) Roberval Andrade (SP), 59
3º) Valmir Hisgué Benavides (SP), 58
4º) Felipe Giaffone (SP), 53
5º) Beto Monteiro (PE), 31
6º) Wellington Cirino (PR), 30
7º) Renato Martins (SP), 27
8º) Débora Rodrigues (SP), 18
Luiz Carlos Zappellini (SC), 18
10º) João Maistro (PR), 16
11º) Fabiano Brito (PR), Volvo, 9
Vinicius Ramires (SP), 9
13º) Vignaldo Fizio (SP), 8
Gaston Mazzacane (Arg), 8
15º) Diumar Bueno (PR), 4
Djalma Fogaça (SP), 4
José Cangueiro (SP), 4
18º) Pedro Muffato (PR), 3
19º) Fred Marinelli (SP), 2
20º) Régis Boéssio (RS), com 1 ponto

Campeonato de Marcas
1º) Volkswagen, com 156 pontos
2º) Mercedes-Benz, 125
3º) Scania, 93
4º) Volvo, 47
5º) Ford, 4
6º) Iveco, com 2 pontos