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Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil recebe a partir de hoje as principais feras do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade. Serão mais de 20 duplas em disputa das categorias N4 (carros com tração integral e motor de 2,0 litros), N2 (carros com tração simples e motor de 1,6 litros com preparação limitada) e A6 (carros com tração simples, motor de 1,6 litros e preparação livre).
Competidores de vários estados brasileiros estarão na cidade para a disputa da prova que tem hoje o reconhecimento das especiais (trecho cronometrados) por onde a prova passará, feita por pilotos e navegadores. Já nesta sexta-feira a programação terá dia cheio. Desde as vistoriais técnicas e administrativas a partir da manhã, os levantamentos seguem por boa parte do dia. A partir das 15h tem o shakedown, último treino para as equipes ajustarem suas máquinas. Á noite a partir das 19h30 tem coletiva de imprensa na Câmara de Vereadores e logo em seguida largada promocional em frente ao prédio da prefeitura de Pomerode.
O rali terá largada na manhã de sábado e termino ao final do dia em estradas secundárias do município conforme mostra o mapa em anexo. De acordo com o navegador da equipe Bitshop Rally Team, Rafael Sartori, a prova promete ser bastante técnica e exigirá muita atenção das duplas. Já o piloto da equipe Fiat, Fábio Dall Agnoll prevê um rally bastante difícil onde será preciso ter muito cuidado para evitar problemas.
Nesta prova o piloto Leandro Brustolin que chegou em segundo lugar na edição do ano passado pretende chegar ao lugar mais alto do pódio.

ENTENDENDO O RALLY

O PILOTO – Como a própria palavra diz, o piloto é a pessoa que dirige o carro.

O NAVEGADOR – É a pessoa responsável pela leitura da pista, “os olhos do piloto”. Ele traça todo o trajeto em uma planilha e depois durante a corrida vai lendo o levantamento ao piloto que se baseia nestas informações para fazer uma pilotagem mais agressiva e segura. O navegador mede palmo a palmo a palmo da pista.

EXEMPLO DE NAVEGAÇÃO – As curvas são medidas por graus de dificuldades. Os trechos mais elevados de uma estrada são chamados de altos. E entre cada obstáculo há uma medida, por exemplo: o navegador diz ao piloto que a curva seguinte tem grau de dificuldade 4 e 100 metros após um alto. Os altos também tem graduação. Normalmente ela vai de 1 a 5, sendo o grau maior mais fácil de contornar, o que faz o piloto andar em alta velocidade. Por exemplo, numa curva de graduação 1, certamente o piloto terá que reduzir a velocidade para menos de 40 KM/h, as vezes até mesmo engatando primeira marcha no carro.

AS CATEGORIAS
N4 – É disputada por carros que possuem tração integral, motor de 2,0 litros e turbo. No Brasil esta é a categoria mais forte em disputa e possui carros japoneses das marcas Mitsubishi e Subaru. Em Pomerode correrão Mitsubishis modelo Lancer versões de Evolução VII à IX. Também estará na pista um Subaru modelo Impreza versão STi, este pilotado por Juliano e Rafael Sartori.
A6 – É a categoria intermediária entre a N2 e N4. Possui carros com tração simples e motor de até 1,6 litros. A preparação já bastante libertada e muitos itens podem ser alterados para ampliar o rendimento do veículo. Correm em Pomerode Pálios da marca Fiat, 206 da Peugeot e Gols da VW.
N2 – Esta é uma categoria escola. Possui carros com tração simples e também motor de até 1,6 litros. No entanto, diferente da A6, a preparação é bastante limitada. Em Pomerode é provável que estejam na pista carros VW Gol, Fiat Palio, Peugeot 206 e também VW Golf.