esportes@cascavelnews.com.br

Com a homologação do Campeonato Brasileiro de Spyder Race, hoje, a Confederação Brasileira de Automobilismo amplia para quatro as novas categorias com certames nacionais na temporada de 2010. Tal como a Porsche Cup, até então disputada como evento regional aberto, a Spyder Race era disputada com o mesmo status e com provas realizadas majoritariamente no Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo, há vários anos. Com a criação da Fórmula Fiat Future e do Trofeo Línea pela família Massa e apoio da montadora italiana, o calendário brasileiro de 2010 ganha quatro novas séries que terão média superior a 20 carros no grid. Para o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, esse crescimento é conseqüência do trabalho iniciado há um ano, quando sua diretoria tomou posse no comando da entidade:
“Esses quatros eventos refletem a confiança de seus promotores no automobilismo nacional e o respeito que a CBA tem por seus responsáveis. Afinal estamos falando tanto de categorias novas quanto de outras que, há tempos, demonstravam que eram verdadeiros campeonatos brasileiros, mas que, por motivos diversos, não tinham esse status”
Para Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, a inclusão do torneio monomarca de carros alemães no calendário brasileiro é resultado do crescimento da categoria: “Sempre tivemos apoio da CBA e o crescimento do Porsche GT3 Cup tornou natural sua inclusão entre os campeonatos chancelados diretamente pela entidade”.
Responsável pelo certame paulista da categoria desde 2004, Peter Willian Januário, está confiante que o status de Campeonato Brasileiro marcará uma nova fase na história da Spyder Race: “A chancela da CBA é muito importante para a nossa categoria. Todos nós, pilotos, preparadores e organizadores, temos certeza que esse reconhecimento aumentará a visibilidade da Spyder Race e se traduzirá em maiores possibilidades comerciais e grids cada vez maiores”.
Os calendários das novas categorias brasileiras e de todos os demais disputados em nível nacional podem ser conferidos em detalhes no site da CBA, www.cba.org.br.