O presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), Jean Todt, reuniu-se hoje com os presidentes da Confederação Brasileira de Automobilismo, (CBA), Cleyton Pinteiro, e das 21 federações filiadas à entidade, no Rio de Janeiro. Foi a primeira visita de um presidente da FIA à sede da CBA nas cinco décadas de sua história, período que é completado este ano.
No encontro Todt falou sobre automobilismo de competição e segurança viária, um dos pontos mais caros de sua gestão como presidente da FIA:
Precisamos trabalhar para diminuir o número de vítimas que o trânsito registra a cada ano. Perdas humanas e materiais trazem enormes prejuízos às famílias e à sociedade como um todo.
O presidente da FIA convocou a CBA e suas federações a desenvolver um trabalho nesse sentido, desafio que foi aceito de imediato, como explica Cleyton Pinteiro: Não há porque não aderir ou não atender ao pedido de Todt. A CBA e suas afiliadas começam a preparar em breve um plano de trabalho para promover em 2012 um ano de atividades voltadas para melhorar a segurança viária no Brasil, trabalho que vai gerar ações mais longas e focadas no conhecimento gerado nesse período.
Além de falar sobre segurança no trânsito com os dirigentes brasileiros Todt trocou idéias sobre os vários campeonatos brasileiros e dedicou atenção especial ao kart brasileiro pois é daqui que saem os futuros grandes campeões do nosso esporte. O dirigente francês ressaltou ainda a participação de brasileiros nas comissões médica, de kart, de caminhões e na Corte Internacional de Apelações.