esportes@cascavelnews.com.br

CASCAVEL (PR) – Os primeiros campeões de motovelocidade do Brasil em 2016 foram conhecidos neste fim de semana no Paraná. A Copa Verão de Motovelocidade teve a sua terceira e última etapa disputada ontem, no autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, região Oeste do Estado.
A prova de domingo foi marcada por belas disputas nas duas baterias. Participaram 24 pilotos, divididos nas categorias A e B. Cada bateria teve a duração de 12 voltas.
Na categoria A, vitória foi de Guilherme Galan, de Londrina. Em segundo se classificou Renato Mesquita, também de Londrina, seguido de Lucas Bittencourt (Cascavel), Juliano Soder (Toledo) e Felipe Gonçalves (Londrina), que pela ordem, fecharam as cinco primeiras colocações da prova.
Já na categoria B, o cascavelense Mateus Bonato conquistou o primeiro lugar. Em segundo se classificou Fábio Ferreira, de Jandaia do Sul, que chegou à frente de Silvio Inomata (Cascavel), Paulo Braga (Terra Roxa) e Carlos Kozerski (Santa Helena), que pela ordem, ocuparam a cinco primeiras posições da prova.
Campeonato
Depois de três etapas, Juliano Soder, de Toledo, sagrou-se campeão da categoria A, com 61 pontos. Leonardo Mascarello, de Palotina, é o vice-campeão, com 52,4 pontos; ao passo que Felipe Gonçalves, de Londrina, ficou com a terceira colocação, com 50,4 pontos.
Na categoria B, Carlos Kozerski, de Santa Helena, ficou com o título, ao somar 57,7 pontos. Paulo Braga (Terra Roxa), com 54,4 pontos é o vice-campeão; ao passo que Jyoti Guiot, de Cascavel, se classificou em terceiro, com somar 46,4 pontos.
Expectativas superadas
Orlei Silva, promotor e organizador da Copa Verão, diz que todas as expectativas para a competição foram superadas. “O número de participantes foi superior ao que espetávamos e o nível técnico surpreendeu. Com certeza, muitos destes pilotos que iniciaram na motovelocidade na Copa Verão, logo estarão brilhando em competições nacionais”, acentua Orlei.
A partir de agora, as atenções se voltam para a Copa Paraná/Sul de Motovelocidade, que será disputada em seis etapas, todas realizadas no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel. Das seis etapas, cinco serão na delas como preliminar do Campeonato Metropolitano de Marcas de Cascavel. A abertura do campeonato será já no próximo dia 28. A segunda etapa será no 13 de abril; a terceira no dia 29 de maio (como preliminar da Moto 1000GP); a quarta, 12 de junho; a quinta, 7 de agosto; e a sexta etapa no dia 11 de setembro.
A Copa Verão de Motovelocidade teve promoção e organização de Orlei Silva, com supervisão da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e FPM (Federação Paranaense de Motociclismo); e apoio da Alvoradas Motos, Jack´s Wash Motorcycles, Hotéis Caiuá, One Custom Suits e Bibbo´s Yamaha.

Resultados da 3ª e última etapa da Copa Verão de Motociclismo
Categoria A
1º) Guilherme Galan (Londrina), com 35 pontos
2º) Renato Mesquita (Londrina), 29
3º) Lucas Bittencourt (Cascavel), 25,2
4º) Juliano Soder (Toledo), 22,4
5º) Felipe Gonçalves (Londrina), 21
6º) Anésio Fernandes (Cascavel), 18,2
7º) Luís F. Taufer (Cascavel), 17,6
8º) Leonardo Mascarello (Palotina), 4
9º) Luciano Zanardi (Cascavel), sem pontos
10º) Rafael E. David (Londrina), sem pontos.

Categoria B
1º) Mateus Bonato (Cascavel), com 35 pontos
2º) Fábio Ferreira (Jandaia do Sul), 28,2
3º) Silvio Inomata (Cascavel), 24,4
4º) Paulo Braga (Terra Roxa), 24
5º) Carlos Kozerski (Santa Helena), 21
6º) Almir Marzagão (Medianeira), 17,8
7º) Roberto Ken (Cascavel), 17,6
8º) Jyoti Guiot (Cascavel), 17,2
9º) David Freury (Cascavel), 16,2
10º) Rafael Bonzanini (Cascavel), 14,4
11º) Jonatham V. Silva (Londrina), 12,6
12º) Marcos Drum (Cascavel), 8
13º) Caio Luiz Magnani (Londrina), 4

Classificação final da Copa Verão/cinco primeiros
Categoria A
1º) Juliano Soder (Toledo), com 61 pontos
2º) Leonardo Mascarello (Palotina), 52,4
3º) Felipe Gonçalves (Londrina), 50,4
4º) Luís Felipe Tauffer (Cascavel), 37,2
5º) Josuel Suel Silva (Londrina), com 36 pontos

Categoria B
1º) Carlos Kozerski (Santa Helena), com 57,4 pontos
2º) Paulo Braga (Terra Roxa), 54,4
3º) Jyoti Guiot (Cascavel), 46,4
4º) David Freury (Cascavel), 42
5º) Marcos Drum (Cascavel), com 40 pontos