esportes@cascavelnews.com.br

Concluir o Rali de Tijucas, etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade entre os três primeiros era o objetivo dos irmãos Juliano e Rafael Sartori da equipe Bitshop Rally Team. Mas problemas mecânicos no Subaru Impreza STi atrapalharam os planos da dupla.
A prova que foi realizada durante este final de semana no litoral catarinense, começou com problemas para a dupla ainda na quinta-feira durante um treino. O diferencial eletrônico do STi queimou deixando-o menos potente.
No sábado e domingo, durante a prova, o acerto de suspensão ajudou mas não o suficiente para buscar um resultado melhor que a quinta colocação na prova que teve vitória de Edio Fuchter/Marco Perdigão na categoria N4. A perda de rendimento foi nítida e prejudicou muito o trabalho da equipe.
“Infelizmente não foi o resultado planejado. Temos agora que rever algumas coisas que deram errado no carro para podermos corrigir a tempo de correr em Pomerode (próxima etapa do Campeonato). O diferencial eletrônico terá quer trocado. Com o carro inteiro, poderemos sim fazer frente ao pelotão de Lancers que estão correndo na nossa categoria”, aponta o piloto.
Com o quinto lugar a dupla começa a temporada com quatro pontos, seis a menos que os líderes. O Brasileiro deste ano terá mais sete etapas, uma em Santa Catarina, duas no RS e PR e outras em Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Juliano Sartori não escondia sua frustração por não ter alcançado o resultado esperado em Tijucas mas também se confortava pela conquista dos primeiros pontos na temporada do Brasileiro de Rali. “Certamente teremos este ano a vitória nas etapas mudando de competidor. Então pontuar regularmente será importante para chegar ao título”, acrescenta o piloto.
Para ele o ideal seria estar entre os três primeiros colocados. Juliano já projeta o Rally de Pomerode, que vai acontecer no próximo dia 21. Ele acredita que o carro estará melhor. “Vamos agora em busca das peças que serão necessárias para mudar o carro. O problema é que algumas tem que vir de fora como da Europa. A idéia é colocar um câmbio de dente reto e quem sabe já para a prova de Erechim um módulo com central de controle do diferencial eletrônico que existe atualmente nos Lancers”, aponta Juliano.
“A prova como um todo foi boa, menos para nós”, destaca o navegador Rafael Sartori se referindo ao Rally de Tijucas. Para ele a dupla tem agora que se preocupar em melhorar o rendimento do carro para alcançar os líderes e reverter a história da competição.