PRIMAVERA DO LESTE (MT) A professora Irani Nica Kreutz, de Maripá, no Oeste do Paraná, é a grande estrela do 2º GP de Arrancada de Tratores do Mato Grosso. Pilotando o trator da equipe Penélope Charmosa, ela venceu a prova disputada hoje em Primavera do Leste, derrotando na final Armando Boldrin Júnior, da equipe Disort Racing. Desde 2003, quando venceu o GP de Maripá, Boldrin não chegava a uma final.
As mulheres foram destaque em Primavera. Na disputa de terceiro lugar, a dona de casa Darli Drisner, também de Maripá, levou a melhor sobre David Bretzke, da equipe Metracol. Darli defende a equipe Cobra Racing. Em nova disputa de família, Anildo Schanoski, da equipe 601, venceu seu primo Ivan Schanoski, da equipe Azulão, e conquistou o quinto lugar da prova. Os dois fizeram a final do GP de Piracicaba no mês passado, quando Ivan sagrou-se campeão.
Organizado pela HSJ Desenvolvimento, o GP de Primavera do Leste atraiu cerca de 13 mil pessoas à pista do Parque de Exposição da cidade. A prova teve o patrocínio da Vipal e da Firestone, apoio da Prefeitura de Primavera do Leste e supervisão da Federação Mato-grossense de Automobilismo (FEMTAU).
O GP de Primavera foi marcado também por quebras dos favoritos. O paraguaio Alexandre Poland, vencedor do ano passado, dominou as baterias eliminatórias de ontem, mas quebrou a caixa de câmbio do motor do trator da equipe QM na última arrancada e não teve como competir hoje. Dorval Conci Júnior, que passa a competir pela equipe Ferrari Rural, quebrou o cabeçote do motor e apesar da equipe trabalhar até as 5 horas da manhã de hoje para colocar novamente o vermelhinho na pista, o rendimento não foi o mesmo e ficou fora das semifinais. Os primos Anildo e Ivan Schanoski tiveram as turbinas de seus motores quebradas nas eliminatórias de hoje. Rodrigo Borghetti, piloto de Primavera do Leste, fez boa estréia e mesmo adaptando-se à categoria esteve no pelotão intermediário, conseguindo o tempo de 11s033. Ele promete brigar por uma vaga nas semifinais em Não-Me-Toque (RS), em outubro.
Emoção da campeã
Nica vibrou muito com sua vitória, agradecendo a sua família pelo apoio e ao preparador Inézio Batistton pela dedicação. No ano passado ela tinha conquistado o segundo lugar em Primavera do Leste. É uma emoção impar conquistar a primeira vitória no Arrancadão de Tratores. Ela estava amadurecendo a cada GP e é resultado do trabalho e o amor ao esporte. Ela mostra também que as mulheres têm condições de ocuparem o seu espaço e competir de igual para igual com os homens, frisa Nica.
O próximo GP de Arrancada de Tratores está marcado para os dias 18 e 19 de outubro, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul.
Resultado do Arrancadão de Tratores em Primavera do Leste
1º) Irani Nica Kreutz (Maripá), 9s358
2º) Armando Boldrin Júnior (Toledo), 9s437
3º) Darli Drisner (Maripá), 9s744
4º) David Bretezke (Maripá), 9s880
5º) Anildo Schanoski (Maripá), 9s894
6º) Ivan Schanoski (Maripá), 11s420