Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, terá um dia e parte da noite dos mais movimentados hoje, com a disputa da 16ª edição das 500 Milhas de Londrina, prova de longa duração que terá início às 16 horas e término por volta das 22 horas. Esta corrida terá 263 voltas ou sete horas de duração, disse Daniel Procópio, um dos organizadores do evento (os demais são os pilotos Beto Borghesi e Aloysio Moreira). Cerca de 40 carros alinharão no grid. Antes, às 13 horas, acontecerá a primeira edição das 100 Milhas Motovelocidade, nas categorias 135cc e 250cc. Esta disputa terá 1h30 de duração. Outros eventos estarão acontecendo hoje no autódromo como campeonato de som automotivo, tunning e exposição de carros antigos.
Os pilotos Leomar Fendrich Jr./Jair Bana/Duda Bana´, que já haviam dominado os treinos oficiais de sexta-feira, garantiram a pole provisória da 16ª edição das 500 Milhas de Londrina, ao marcarem o tempo de 1m15s769, no treino classificatório dos carros dos Grupos I e II. Em segundo ficou o trio londrinense formado por Mário César Bonilha/Márcio Lima/Ciro Moreira, com 1m16s428 e, em terceiro, os vencedores de 2006, os curitibanos Fábio Machado/Paulo Varassin e Lorenzo Varassin, com 1m17s173. Todos eles competem no Grupo I (Força Livre). Beto Borghesi/Luciano Borghesi ficaram com o oitavo tempo, atrás de Aloysio Moreira/Oswaldo Ferreira Jr.
Já no Grupo II (Protótipos nacionais até 2000cc) o melhor tempo foi da dupla Maicon Tumiate/José Roberto Hofig Ramos, campeçoes brasileiros de Endurance, com 1m17s565. Em seguida irão entrar na pista os carros dos grupos III e IV.
Quem está muito animado para a corrida de hoje é o curitibano Fábio Machado, auditor de 47 anos, e que já ganhou esta prova por três vezes (2002/2005/2006). Somente ele e Roman Kowalczuk são tricampeões do evento, mas Roman não estará presente. Vou buscar o tetra. Nosso carro está muito bem preparado para ir até o fim da corrida. Com uma vitória, é claro, disse Machado, que corre junto com Paulo Varassin e Lorenzo Varassin. No ano passado largaram 48 carros e 36 completaram a disputa.
Na prova de motos os destaques serão o londrinense Odair Delefrati, que terá como parceiro Wesley Bertoni Gutierrez, o paulista Otávio Luchini e o gaúcho Maycon Teixeira.