Em seu décimo ano, a Seletiva de Kart Petrobras, maior prêmio do kartismo brasileiro, mantém os objetivos de quando foi criada, em 1999. O principal deles é o apoio aos jovens pilotos, oferecendo R$ 100 mil ao campeão, para que ele possa investir na carreira. O outro é permitir que pilotos das mais diversas regiões possam tentar a classificação para a final. Não por acaso, desde a primeira temporada o evento já passou por um total de 31 cidades, no Brasil e na Argentina. E mais uma praça importante no automobilismo nacional acaba de entrar nesta lista.
Binho Carcasci, o promotor da Seletiva de Kart Petrobras, confirmou que a próxima etapa classificatória, a segunda do ano, será realizada em Goiânia (GO), no dia 20 de abril, dentro da Copa Centro-Oeste de Kart. Nos anos anteriores, o evento já havia passado por Anápolis e Itumbiara, mas esta é a primeira vez que as vagas serão definidas na capital do estado, no Kartódromo Ricardo dos Santos. Serão dois lugares disponíveis para a final do evento e podem concorrer todos aqueles pilotos entre 14 e 20 anos de idade, devidamente inscritos nas categorias Graduados A, B ou Novatos.
Um dos atrativos da Copa Centro-Oeste de Kart é reunir no mesmo grid os pilotos dos estados vizinhos como Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e, claro, São Paulo, o que torna a disputa bastante interessante. Especialmente nesta etapa, que deverá ter uma verdadeira invasão de competidores que não andam regularmente no campeonato regional. Eles devem viajar até Goiânia exclusivamente em função da oportunidade de entrar na lista dos melhores do Brasil na disputa pelo cheque da Seletiva de Kart Petrobras.
Com a segunda etapa classificatória já definida, o promotor da Seletiva de Kart Petrobras segue acertando detalhes para anunciar a seqüência do calendário, que ainda depende das datas de outros torneios regionais para ser finalizado. Para fechar a programação, precisamos dos calendários de todos os campeonatos que receberão etapas classificatórias, explica. Até o momento, estão definidos três dos doze finalistas do evento, todos eles classificados na primeira etapa do ano, a Copa Petrobras Sorriso Campeão, em fevereiro. São eles: Felipe Nasr, Douglas Hiar e Vitor Teiji.