esportes@cascavelnews.com.br

A partir de quinta-feira quatro brasileiros vão defender as cores do país no Campeonato Mundial de Kart, que será realizado na cidade de Angerville, a cerca de 50 km de Paris, na França. Supervisionado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o torneio deste ano conta com 68 pilotos de várias partes do mundo disputando o maior título da modalidade na categoria Fórmula A. Um dos brasileiros no Mundial deste ano é Felipe Guimarães (WebMotors). Com apenas 15 anos de idade ele é o kartista mais premiado do Brasil na atualidade: tricampeão Pan-americano, tricampeão Brasileiro, tetra-campeão da Copa Brasil e bicampeão Paulista. Esta será a primeira vez que Felipe vai participar do Mundial. “Ano passado assisti o Campeonato Mundial em Portugal e fiquei pensando quando chegaria minha vez. Não vejo a hora de começar a acelerar na pista. Estou bastante motivado”, disse o piloto brasiliense.
Felipe Guimarães corre este Mundial pela equipe belga Marechal Motorsports, uma das equipes mais conceituadas da Europa na década de 90 que está de volta às competições. Contra os melhores kartistas do mundo, Felipe vai usar os chassis da Kosmic, motores Vortex e pneus Bridgestone. O piloto já está na Europa há quase um mês se preparando para o torneio e disputou uma etapa do Campeonato Francês de Kart há cerca de duas semanas. A estréia no kart europeu não poderia ter sido melhor. Ele venceu a etapa correndo contra vários kartistas de ponta que também vão disputar o Mundial. “Disputei esta etapa do Campeonato Francês de Kart para chegar ao Mundial já conhecendo bem a equipe Marechal e com pelo menos uma corrida de experiência na Europa”, explicou Guimarães. “Do que era para ser uma prova de preparação acabou saindo uma vitória e foi fantástico. Sinal que o entrosamento com a equipe e com o kart começou muito bem”, comemorou Felipe.
A pista de Angerville na França é uma das mais seletivas do país. Com várias curvas de média e alta velocidade, o traçado apresenta vários pontos de ultrapassagem. A pista tem 8 metros de largura e 1.198 metros de extensão. Felipe acredita que não terá problemas de adaptação. “A minha equipe já disputou muitos campeonatos importantes lá. A experiência deles será fundamental para encontrar um bom acerto e estratégias. O campeonato é muito difícil, ainda mais para um estreante, mas a meta é chegar à final”, analisou Felipe que espera ficar entre os 34 melhores kartistas do mundo.
O Mundial de Kart começa para valer na quinta-feira, quando a pista é aberta para os primeiros treinos livres. Na sexta-feira à tarde, os 68 pilotos são divididos em três grupos para as tomadas de tempo. No sábado, depois das tomadas, todos são novamente separados – agora em cinco grupos – para começar as baterias eliminatórias. Os grupos A, B, C, D e E se enfrentam entre si em várias provas que, através de um sistema de pontos, definem os 34 que passam às finais. A decisão do Mundial acontece no domingo (01), quando serão disputadas duas baterias: a Pré-Final e a Final. O vencedor desta última, independente dos resultados anteriores, é o novo campeão do mundo no kart.
Os outros três brasileiros no Mundial de Kart são: Rafael Suzuki (SP), Fabiano Machado (SP) e Gabriel Dias (PR).
O Brasil já teve três campeões Mundiais de Kart: Guga Ribas (1986), Gastão Fraguas (1995) e Ruben Carrapatoso (1998).