Das vinte e quatro equipes que disputaram a etapa de abertura da Copa Oeste de Handebol sábado e ontem, em Francisco Alves, Noroeste do Estado, apenas três tiveram 100% de aproveitamento – Alfa/Cascavel e Prefeitura de Toledo no feminino e Santa Helena no masculino. No masculino, Toledo e os donos casa terminaram invictos, mas empataram no seu confronto em 17 gols no fechamento da rodada deste domingo.
Durante os dois dias foram realizados 48 jogos nos ginásios de esportes Robson Rubim Oliveira e no Amarelão, inaugurado no meio da semana.
No masculino, Francisco Alves e Toledo dividem a segunda posição na tabela com sete pontos. Santa Helena fica na ponta da tabela com 8 pontos. No feminino, Alfa/Cascavel e Toledo, atual campeã confirmaram o favoritismo e dividem a liderança com oito pontos. São Miguel do Iguaçu, campeão do ano passado, perdeu apenas um confronto para Santa Helena.
Considerada espelho para os Jogos da Juventude, a primeira etapa Copa Oeste mostrou o reflexo do pouco tempo de preparação para algumas, mas por outro lado, alguns confrontos ganharam destaque pelo equilíbrio.
Para o diretor de esportes e vice-prefeito da cidade, Roberto Ferreira Niero, o nível técnico da Copa Oeste vai aumentando gradativamente. A opinião é compartilhada com o presidente da Liga Oeste, Mauro Ansolin. Na segunda etapa que vai acontecer em Santa Helena em abril teremos uma melhora significativa nos confrontos, disse.