esportes@cascavelnews.com.br

SÃO PAULO (SP) – Em mais uma grande festa do esporte brasileiro, os quenianos dominaram a 83ª Corrida Internacional de São Silvestre, disputada na tarde de hoje por ruas e avenidas da cidade de São Paulo. Robert Cheruiyot conquistou o tricampeonato da prova de forma indiscutível ultrapassando a 700 metros da chegada Alice Timbilili, a campeã feminina. Marizete Rezende, segunda colocada, e Anoé dos Santos Dias, terceiro, foram os brasileiros mais bem colocados na prova.
Com 20 mil atletas inscritos, recorde absoluto na história, a prova de 15 quilômetros foi disputada sob calor de 30 graus e com 40% de umidade relativa do ar. Sem chuva, os atletas tiveram dificuldades para impor um ritmo mais forte. Mesmo assim, Robert Cheruiyot, tricampeão da Maratona de Boston, campeão da Maratona de Chicago e agora tricampeão da São Silvestre, fez uma corrida perfeita e desde o início confirmou o seu favoritismo.
O vencedor completou a distância em 45m07s – 55 segundos à frente do compatriota Patrick Ivuti, segundo colocado. No feminino, Alice Timbilili também liderou desde o início, mas impôs uma diferença menor para Marizete Rezende, campeã da São Silvestre de 2002: 29 segundos. A brasileira, que chegou a ficar mais de 100 metros atrás da líder, reagiu na parte final da prova, num grande esforço e mostrando grande força de vontade.
Tanto Marizete, da equipe Mizuno/Damha/Bioset, quanto Anoé, da Acqua Flora, ganharam como incentivo, além da premiação normal pela classificação, uma moto Yahama Neo cada um, por serem os brasileiros mais bem classificados.
Com novas áreas de largada, criadas para dar maior conforto ao número recorde de participantes, a prova foi mais uma vez uma verdadeira festa para os amadores, que representaram 26 dos 27 estados do país. Outra novidade foi a mudança dos horários de largada. O pelotão da elite feminina largou 7 minutos à frente da elite masculina e os líderes da duas categorias se encontraram na reta final da prova, dando mais emoção à corrida.

Confira a classificação da 83ª São Silvestre
MASCULINO
1º) Robert Cheruiyot (QUE) – Nike – 45m57s
2º) Patrick Ivuti (QUE) – Nike – 46m52s
3º) Anoé dos Santos Dias (BRA) – Acqua Flora – 47m06s
4º) Jacinto Lopez Lopez (COL) – Olímpica – 47m23s
5º) Marildo José Barduco (BRA) – Montevérgine – 47m36s
6º) Daniel Gatheru (QUE) – Fila – 47m46s
7º) Elias Souza Silva (BRA) – avulso – 47m48s
8º) Giomar Pereira da Silva (BRA) – Caixa/Montevérgine – 48m05s
9º) Ubiratan José dos Santos (BRA) – Usina Ação – 48m09s
10º) José Teles (BRA) – Mizuno/Pinheiros – 48m11s
FEMININO
1º) Alice Timbilili (QUE) – Nike – 53m07s
2º) Marizete Rezene (BRA) – Mizuno/Damha/Bioset – 53m36s
3º) Maria Zeferina Baldaia (BRA) – Pinheiros – 54m43s
4º) Edielza Alves dos Santos (BRA) – Cruzeiro – 54m52s
5º) Marily dos Santos (BRA) – Mizuno – 55m03s