A 27ª edição da tradicional prova de endurance 500 km de São Paulo, que será disputada no próximo domingo no Autódromo Municipal José Carlos Pace (Interlagos), será mais um capítulo de uma história de puro automobilismo nascida há mais de meio século, mais precisamente no dia 7 de setembro de 1957.
Naquela ocasião, embalada pela era Juscelino Kubitschek e com o objetivo de divulgar a indústria automobilística brasileira, a prova foi criada com a filosofia de reunir, em um único grid, a resistência do endurance, a velocidades das provas de curta duração e a diversidade de equipamentos.
Quis a história do automobilismo que os nomes de Celso Lara Barberis e de Ruggero Peruzzo fossem eternizados como os primeiros vencedores da prova de 500 km. Disputada pelo anel externo de Interlagos, a corrida foi quase que totalmente dominada por Ciro Cayres, que comandou 105 das 154 voltas programadas.
A competição viveu uma jornada quase ininterrupta desde a sua criação até meados dos anos 70, quando a crise mundial do petróleo interrompeu as atividades do automobilismo brasileiro. A retomada definitiva da já proeminente corrida ocorreu em 1998, já deixando na memória da heróica edição de 1982, quando todos os esforços foram feitos para que a acontecesse com o álcool como combustível.
As primeiras seis competições foram amplamente dominadas pelos chassis italianos, com predominância da Maserati. Já ao longo da história, alternaram-se na vitória os carros de turismo nacionais e importados, além dos protótipos.
Dos 37 pilotos que subiram ao pódio como vencedores na classificação geral, dois deles dividem a liderança no ranking. Celso Lara Barberis e Luiz Pereira Bueno obtiveram três vitórias cada um. Já o grupo detentor de duas vitórias é maior e formado por Ruggero Peruzzo, Roberto Galucci, Flávio de Andrade, Ruyter Pacheco e Max Wilson Lima. No confronto entre marcas, Maserati e Porsche estão na dianteira, com cinco vitórias, num ranking formado por 15 fabricantes no total.
Toda essa estatística poderá ser alterada neste ano, pois Max Wilson Lima terá a chance de obter sua terceira vitória, com Porsche. Em se concretizando esse feito, o atual piloto da Stock Car igualaria o número de vitórias de Barberis e Bueno. Da mesma forma, tanto Porsche quanto Maserati poderão promover o desempate entre as marcas.