esportes@cascavelnews.com.br

Rafael Martins é uma das promessas do kart brasileiro. Aos 11 anos, está se preparando para o Campeonato Brasileiro, que começa dia 11 de julho, em Goiânia. A ferinha já tem dois patrocínios de peso: Applebee’s e Laboaratório Teuto, mas não é à toa: ele vem de duas vitórias em campeonatos diferentes: a Copa São Paulo da Granja Vianna e a Copa Aldeia da Serra.
No último domingo, Rafael disputou a rodada dupla da competição na Aldeia da Serra, que tem os mesmos moldes e usa o mesmo kart do Campeonato Brasileiro. Na primeira prova, largou em oitavo (sua classificação no campeonato até então) — mas com lastro em seu kart, já que pelas regras, o vencedor da última corrida larga com peso a mais —, teve problemas, caiu para a 13ª posição e conseguiu subir para sétimo. Na última volta, porém, foi tocado e terminou na 12ª posição.
Mas o garoto mostrou que não se abate com as dificuldades: na segunda rodada, largando em 12º, fez uma ótima corrida e venceu, inclusive marcando a volta mais rápida da corrida. “Não gostamos de contar com isso, mas sabemos que existe um descarte do pior resultado. Hoje, o Rafael está na quinta posição, com 29 pontos. O primeiro tem 40 pontos. Mas se contássemos com o descarte, o líder teria 28 pontos, enquanto o Rafa, ainda em quinto, teria 25 pontos”, contabiliza Oswaldo Martins Netto, o pai e incentivador do kartista.
Segundo Netto, Rafael ainda acredita no título: “Fazendo as contas e sabendo do empenho dele, ainda acreditamos que podemos virar o jogo, sim”, afirma.
Na Copa São Paulo da Granja Vianna, Rafael é o líder com 95 pontos, 30 a mais do segundo colocado. No próximo dia 27, ele disputará a quinta etapa da competição, mas antes ele viaja para Goiânia. Lá, fará treinamentos na pista onde será disputado o Campeonato Brasileiro. “Queremos fazer bonito, já que Goiás é o estado onde também se localiza o Laboratório Teuto, que patrocina o Rafa. Vão querer fazer uma grande festa, e esperamos que ele ande bem lá”, emenda Netto.
Segundo ele, é muito importante que o garoto dispute dois campeonatos diferentes. “Na Granja, ele disputa a categoria super cadete, que tem o kart muito parecido com o do campeonato que ele disputará no início do ano que vem, nos Estados Unidos. Já no torneio de Aldeia da Serra, pela categoria cadete, os moldes e o kart são os mesmos dos campeonatos nacionais. Acredito que ele está andando muito bem nas duas”, conclui o pai de Rafael.