esportes@cascavelnews.com.br

Transferida do mês de julho, para os dias 21, 22 e 23 deste mês, por questões climáticas, o 1º Campeonato Brasileiro de Rali Aéreo terá a etapa inaugural disputada neste fim de semana na cidade de Guarapuava (PR), numa organização da Confederação de Rally Aéreo do Brasil (CRAB). Até o momento, já estão confirmadas as inscrições de 35 aeronaves. Ao todo serão realizadas cinco etapas, divididas entre os estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
Neste campeonato de regularidade, as aeronaves serão monitoradas por satélite, via GPS, onde os pilotos e navegadores colocarão à prova todos os seus conhecimentos, capacidade de raciocínio e precisão. Numa mistura de lazer, turismo e aventura, com pilotos privados, comerciais, instrutores de vôo e alunos, que terão o desafio de cumprir um circuito pré- determinado dentro das médias de velocidade e sem sair do trajeto. Além disso, contarão pontos para o campeonato, o cálculo de consumo de combustível e o pouso de precisão.
Os organizadores subdividiram o campeonato em categorias distintas, participando no máximo 100 aeronaves, com a intenção de medir a habilidades dos pilotos e seus navegadores. Em cada prova, as equipes terão de cumprir um trajeto fornecido pela organização, em uma espécie de circuito virtual pré-estabelecido, vencendo quem fizer o percurso mais próximo do tempo e da velocidade definidos pela direção de prova, exigindo estratégia e raciocínio de seus praticantes.
Com a tecnologia dos ralis terrestres, os pilotos e seus navegadores deverão manter as médias definidas até o destino final, seguindo o roteiro e passando pelos PCs (pontos de cronometragem por satélite) onde serão aferidos o tempo e a velocidade de cada aeronave. Ao final de cinco etapas, os vencedores em suas categorias receberão o titulo de Campeão Brasileiro de Rally Aéreo. As categorias são as seguintes: 1 – 14 Bis; 2 – Demoiselle; 3 – Constellation; 4 – DC-3; 5 – Beech Bi; e 6 – Concord. Serão admitidas aeronaves de todas as marcas, independente do ano de fabricação e modelo.
A idéia deste projeto nasceu do piloto brasileiro Roque Veviurka, heptacampeão do Rali Mitsubishi, campeão do Rali dos Sertões 2006 e campeão da Copa Troller em 2008. “O rali aéreo tem a missão de incentivar o aéro-desporto, bem como medir a habilidade dos pilotos, dando ênfase ao trabalho profissional. Busca desenvolver o turismo de cada região por meio de um evento de entretenimento, estimulando a economia, aproximando empresários e lideranças de diversos segmentos”, destacou Roque.
Cada equipe poderá ser composta de três integrantes: Piloto, Navegador e Capitão. As demais pessoas serão consideradas convidadas da equipe, até a capacidade máxima de cada aeronave. Os participantes têm ainda a chance de contemplar pontos turísticos, com seus familiares e amigos, num evento inédito no Brasil. “Este campeonato abre as portas para os aficionados da aviação. Além disso, o público terá a chance de conhecer diversos tipos de aeronaves e assistir ao show de dezenas de pára-quedistas. Teremos também a exibição do Air Show do comandante Paulo Medina, que fará demonstrações radicais em seu avião, com loopings e manobras giroscópicas, exigindo o máximo da aeronave e do corpo humano”, concluiu Roque Veviurka.
As inscrições para o Campeonato Brasileiro RallyAir 2009, poderão ser feitas através do site www.rallyair.com.br, e demais informações também podem ser obtidas através do telefone 55-(42)-3626-3344.
Apoio: São Jorge, Prefeitura de Guarapuava, Hotel Cisne Branco, Universidade do Centro este e Mitsubishi.