A largada para a maior e mais desafiadora prova off-road do mundo está marcada para começar em Lisboa (Portugal), às 6h30 no horário local (4h30 no horário de Brasília). Para os brasileiros, esta edição do Rally Dakar é especial: será a 20ª participação consecutiva da Equipe Petrobras Lubrax, formada por Jean Azevedo (moto), Klever Kolberg e Eduardo Bampi (carro) e André Azevedo, Maykel Justo e Mira Martinec (caminhão), além de toda uma equipe de apoio. Trata-se do único time que compete nas três categorias do Dakar, e em todas elas os brasileiros lutarão por um lugar no pódio.
Entre as motos, Jean Azevedo larga com o prestígio de quem já venceu uma etapa do Dakar em 2005, além de ter conquistado um 5º lugar na classificação geral em 2003 e ainda dois títulos (1997 e 2003) na classe Production. Pentacampeão do Rally dos Sertões e hexacampeão brasileiro de rali cross-country, ele pilota uma moto KTM e tem como adversários nada menos que 250 pilotos inscritos na categoria, muitos deles com o apoio de equipes oficiais de fábrica. Não é o caso de Jean, mas mesmo assim sua habilidade e seus resultados o credenciam como um dos principais pilotos da competição. Além de Jean, outros três brasileiros correrão de moto, todos eles estreantes no deserto: Dimas Matos, Carlos Ambrósio e Silvio de Barros.
Na categoria carros, o piloto Klever Kolberg parte para seu vigésimo Rali Dakar, em parceria com o navegador Eduardo Bampi – que já disputou a prova no ano passado. Campeão da categoria Maratona em 1993, ele pilota um Mitsubishi Pajero Full e utilizará sua experiência e velocidade para chegar entre os dez primeiros na classificação geral. Além dos 187 concorrentes inscritos na categoria, a dupla da Equipe Petrobras Lubrax terá a companhia de outros três brasileiros: a dupla Riamburgo Ximenes (piloto) e Lourival Roldan (navegador), mais o piloto Paulo Nobre, conhecido como Palmeirinha, que corre junto com o navegador português Filipe Palmeiro.
Finalmente, entre os caminhões, o trio formado por André Azevedo (piloto), Maykel Justo (navegador) e Mira Martinec (mecânico) é considerado pela própria organização como uma das tripulações favoritas ao título. A bordo de um caminhão Tatra fabricado na República Tcheca, o time da Equipe Petrobras Lubrax conta com a experiência de André Azevedo em sua vigésima incursão pelo deserto. Em 1991, André tornou-se o primeiro sul-americano a conquistar o título de alguma categoria do Dakar (no caso, a Maratona). Em 2003, foi vice-campeão entre os caminhões.
Este ano, a Equipe Petrobras Lubrax terá à disposição outro caminhão Tatra, que percorrerá todo o trajeto da prova tendo como missão prestar apoio rápido aos outros bólidos do time. Todos os veículos da Equipe já foram aprovados na verificação técnica obrigatória, feita antes da largada. A partir das 6h30 da manhã no horário local (4h30 em Brasília), os competidores partem de Lisboa rumo a Portimão, para cumprir a primeira etapa do Rally Dakar 2007. No dia seguinte, eles seguem de Portimão para a cidade de Málaga, na Espanha. Depois disso, atravessam o Mediterrâneo em direção ao Marrocos para finalmente penetrar no continente africano. Confira o percurso determinado para amanhã:
Etapa 1: Lisboa – Portimão
115 km (deslocamento) + 120 km (especial) + 260 km (deslocamento) = 495 km
Tradicionalmente, os primeiros dias do Rally Dakar são disputados em solo europeu, para depois seguir na direção sul rumo à África. A primeira etapa de 2007 ocorre entre as cidades portuguesas de Lisboa e Portimão. Em relação ao ano passado, o trajeto é 125 km maior que o percorrido no ano passado. No início, os competidores terão pela frente um terreno arenoso, uma prévia do que os espera nos desertos africanos. No decorrer da etapa, o percurso abrange trechos de florestas de eucaliptos que irão exigir precisão milimétrica por parte dos que desejarem andar mais rápido.