Depois de uma primeira semana muito dura, e uma recuperação que a colocou na briga pelo top 10 do rali, a Equipe Mitsubishi Petrobras se despediu da competição ontem, encerrando a participação brasileira na competição.
Foi uma fatalidade. Vínhamos consistentes na briga para melhorar nosso tempo na classificação geral, mas, em um dos inúmeros obstáculos da prova, o Youssef acabou se lesionando, lamenta Guiga.
Como é comum em situações como essa, o Youssef passou por exames de rotina. Ele está bem e foi liberado para voltar para casa. O navegador estava olhando para o lado, procurando a próxima referência da planilha, quando o carro sofreu um forte solavanco. Como não estava preparado para o impacto, ele sentiu uma contusão no pescoço. Senti um tranco forte no pescoço e tentei continuar. Mas, quando chegamos ao ponto neutro da especial, que hoje era dividida em duas, a dor piorou e comecei a ter uma dormência no braço. Nesse momento decidimos deixar a prova. É uma pena, trabalhamos duro para completar o rali, mas não foi possível, conta Youssef.
O Youssef mostrou muita coragem e conseguiu completar a primeira parte da especial. Mas, quando chegamos ao ponto neutro e a dor piorou, vimos que era melhor seguir para o acampamento para ele ser atendido, explica Guiga.
Devido ao incidente que os fez sair da etapa, os brasileiros abandonaram o Rally Dakar. A Equipe vinha de resultados consistentes nos últimos dias, e estava se aproximando do top 10 da competição em sua reta final. É frustrante sem dúvida nenhuma, mas faz parte do Dakar. Aprendemos muito nessa edição, que com certeza foi a mais difícil de que já participei. Agora, é trabalhar para os outros ralis deste ano, já que temos uma equipe magnífica e um carro excelente, afirma o piloto.
Resultados de ontem – 10ª etapa
1º) Nasser Al-Attiyah/ Lucas Cruz (QAT) – 4h23m35s
2º) Stephane Peterhansel/Jean Paul Cottret (FRA) – 4h27min25s
3º) Nani Roma /Michel Périn (ESP)-4h37m20s
4º) Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (ZAF) – 4h51min50s
5º) Krzysztof Holowczyc/Konstantin Zhiltsov (POL) -4h54min48s
Classificação geral – Rally Dakar 2014*
1º) Nani Roma /Michel Périn (ESP)-38h52m57s
2º) Stephane Peterhansel/Jean Paul Cottret (FRA) – 38h55min12s
3º) Nasser Al-Attiyah/ Lucas Cruz (QUA) – 39h38m58s
4º) Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (ZAF) – 40h7min13s
5º) Orlando Terranova/ Paulo Fiuza (ARG) – 40h7min33s