O início do Rali Dakar ocorreu por volta do meio-dia de ontem, quando todos os veículos habilitados para a partida foram para a rampa de saída para a largada simbólica do rali, no Parque Tecnópolis, em Buenos Aires, Argentina. Os cinco caminhões Iveco superaram as verificações administrativas e técnicas e se apresentaram como fortes candidatos para lutar contra os melhores times neste Dakar.
Na parte da tarde, os veículos foram para a cidade de Arrecifes, 180 quilômetros a noroeste de Buenos Aires. Ali começou o prólogo de 11 quilômetros, que não somou tempo para a classificação geral, e ordenou parte das posições para a largada da primeira etapa. No meio do trecho, a piloto chinesa Guo Meiling saiu da pista e invadiu a área dos espectadores.
A informação oficial é que oito pessoas foram feridas. A área foi cercada pela polícia local e ambulâncias rapidamente levaram os feridos para o hospital da cidade. O prólogo do Dakar 2016 foi suspenso imediatamente após o incidente, em que apenas motos e quadriciclos tinham conseguido completar a classificação. Os carros atingiram a metade dos 11 quilômetros e a largada dos caminhões foi cancelada, fazendo com que os competidores dessa categoria larguem por ordem numérica. Assim, a Iveco largará em 2º lugar, com Gerard de Rooy no Powerstar, em 4º lugar, com Ales Loprais no Powerstar, em 14º, com Federico Villagra no Powerstar, em 16º, com Ton van Genugten no Trakker, e em 18º, com Pep Vila no Trakker.