Foram dez anos sem que os brasileiros pudessem interromper o domínio imposto pelos estrangeiros no Rali da Graciosa. Argentinos, paraguaios e uruguaios venceram absolutamente todas as edições da prova entre 1992 e 2001. Uma superioridade técnica que voltará a ser vista em 2009. Só que em dimensões ainda maiores. Agora, a lista de inscritos contará também com ingleses, franceses, belgas, italianos, finlandeses. Não foi à toa que este passou a ser chamado Rali Internacional de Curitiba.
A prova fará parte de dois campeonatos internacionais neste ano. Um deles disputado por todo o continente, o Rali Codasur, e o outro de proporções mundiais, o Intercontinental Rali Challenge IRC, que passará pela primeira vez pelo Brasil e pela América do Sul. O que ajudou a aumentar o nível da lista de inscritos. Apesar de não estar finalizada, ela já traz uma idéia da qualidade dos participantes. Começando pelos atuais campeões, os franceses Nicolas Voilloz e Nicolas Klinger, que disputarão a prova com um Peugeot 207 S2000.
Mesmo modelo que venceu a etapa abertura da temporada do Intercontinental Rali Challenge, o Rali de Monte Carlo. Carro, aliás, que estará no Brasil. Aqui, nas mãos da dupla inglesa Kris Meeke e Paul Nagle, que excepcionalmente nesta prova ocuparão o cockpit pertencente aos ganhadores da competição que abriu o campeonato de 2009, os franceses Sebastien Ogier e Julien Ingrassia. Kris Meeke e Paul Nagle bateram forte na primeira etapa do ano e o carro não teve condições de ser reparado para a prova brasileira.
A solução foi tomar emprestado o modelo da outra dupla que não virá ao Brasil. Na ausência deles, ganham força os belgas Freddy Loix e Isidoor Smets, que ocupam o segundo lugar no campeonato, pilotando também um Peugeot 207 S2000. Depois do domínio deste modelo na etapa inicial (ocupou os três primeiros lugares), os pilotos da Abarth Fiat terão a chance de dar o troco no Brasil, com o Grande Punto. Dois desses carros estarão na prova.
Um para os italianos Giandomenico Basso e Mitia Dotta, outro para os finlandeses Anton Alen e Timo Alanne. As duas duplas estiveram testando recentemente na Toscana, na Itália, no piso que mais se aproxima do que eles encontrarão nos trechos brasileiros. Mas os europeus não são os únicos favoritos no Rali Internacional de Curitiba. Há um sul-americano com boas chances de incomodá-los: o argentino Marcos Ligato, que correrá com Ruben Garcia, pilotando um Mitsubishi Evo 10.
Marcos Ligato não só reúne a experiência de ralis disputados no mundo inteiro, inclusive no WRC, o World Rally Championship, como também conhece bem o tipo de rali disputado no Brasil. Ele chegou a vencer uma edição do Rali da Graciosa, em 2000, na época com um Subaru Impreza, já no final dos dez anos de domínio estrangeiro na prova. Que tem tudo para se repetir em 2009. Seja com os sul-americanos, seja com os europeus. Embora haja um representante brasileiro inscrito na principal categoria do IRC, a N4.
É o atual vice-campeão brasileiro de rali, Oswaldo Scheer, que disputará o Rali Internacional de Curitiba com um Mitsubishi Evo 9, com Gilson Rocha. A lista inicial de inscritos conta com 34 carros divididos entre Intercontinental Rali Challenge, Rally Codasur e Campeonato Brasileiro de Rali. A etapa vale para os três calendários. O parque de apoio do rali será montado dentro do autódromo local, que no mesmo fim de semana receberá também uma prova do WTCC World Touring Car Championship.
Confira todos os vencedores do Rali da Graciosa
2008 – Édio Füchter/Gilvan Jablonski (BRA) – Mitsubishi Lancer Evo 9
2007 – Édio Füchter/Lelo Perdigão (BRA) – Mitsubishi Lancer Evo 9
2006 – Juliano Sartori / Rafael Sartori (BRA) – Subaru Impreza
2005 – Ulysses Bertholdo/Gilberto Barricati (BRA) – Mit. Lancer EVO VIII
2004 – Ulysses Bertholdo / Armando Miranda (BRA) – Mit. Lancer EVO VII
2003 – Juliano Sartori / Rafael Sartori (BRA) – Mit. Lancer EVO V
2002 – Tino Vianna / Edu Paula (BRA) – Subaru Impreza
2001 – Federico Villagra / Javier Villagra (ARG) – Mit. Lancer EVO VI
2000 – Marcos Ligato / Ruben Garcia (ARG) – Subaru Impreza
1999 Christian Rosiak / Hugo Thomas (ARG) – Mit. Lancer EVO IV
1998 – Francisco Gorostiaga / Victor Aguilera (PAR) – Lancia Delta Integrale
1997 – Gabriel Mendez / Carlos Villete (URU) – Toyota Celica
1996 Gabriel Rais / José Volta (ARG) – Renault Clio Williams
1995 – Marco Dario Galanti / Ivan Dumont (PAR) – Toyota Celica
1994 – Marco Dario Galanti / Ivan Dumont (PAR) – Toyota Celica
1993 – Gabriel Mendez / Felipe Mercader (URU) – VW Gol GTI
1992 – Gustavo Pisano / Felipe Mercader (URU) – VW Gol GTI
1991 – Paulo Lemos / Ricardo Costa (BRA) – VW Gol GTI
1990 – Reinaldo Varela / Sergio Lima (BRA) – VW Gol GTI
1989 – Édio Füchter / Ricardo Costa (BRA) – VW Gol GTI
1988 – Édio Füchter / Ricardo Costa (BRA) – VW Gol GTI
1987 – Paulo Lemos / Arthur Cezar Carvalho (BRA) – VW Gol GTI
1985 – Claudio Antunes / Olavo Barbour (BRA) – VW Passat
1984 – Cesar Vilela / José Baranovisk (BRA) – GM Monza
1983 – Paulo Lemos / Arthur Cezar Carvalho (BRA) – VW Voyage
1982 – Sady Bordin / Dario Araújo (BRA) – VW Voyage
1981 – Jorge Fleck / Sylvio Klein (BRA) – VW Gol