esportes@cascavelnews.com.br

O kartista paulista Igor Melo (Ligeirinho Express/Monte Carlo Distribuidora/Roger Motorsport) fez tudo certinho. Liderou por duas vezes a prova da categoria Mirim na segunda etapa do Campeonato Paulista de Kart, disputado no último sábado, em Interlagos, mas a vitória escapou entre os dedos na volta final.
Com apenas quatro corridas oficiais de kart no currículo, o kartista paulista Igor Melo (Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/Roger Motorsport) tem chamado a atenção do publico, da mídia especializada e, principalmente de seus concorrentes pelo surpreendente desempenho nas pistas, que o já o credenciam a integrar o seleto rol de favoritos às conquistas de vitórias e títulos. Afinal foram quatro resultados finais expressivos, sempre lutando pela vitória no pelotão dianteiro.
Estreando novo macacão e capacete com bela pintura de Roger Muneratto, painter da empresa Roger Design, também, frontman da equipe Roger Motorsport e um descobridor nato de jovens promessas para o mundo da velocidade, no ultimo sábado (21/03) foi a vez da segunda rodada do Campeonato Paulista de Kart, disputada na “Meca” do kartismo nacional, o Kartódromo Ayrton Senna – Interlagos -, localizado na zona sul da capital paulista.
Nos treinos livres realizados no decorrer da semana, Igor Melo esteve sempre entre os mais rápidos da categoria Mirim em após estabelecer as melhores marcas na pratica da sexta-feira, chegou ao circuito na manhã do sábado disposto a conquistar sua primeira vitória.
Na tomada de tempos classificatórios, que definiu o grid da prova de sua classe, Melo conquistou o terceiro melhor tempo de volta, separado por ínfimos 0s104 milésimos de segundo da marca que garantiu a pole position ao piloto Luis Roldan.
Colado na traseira do kart do pole position, Igor Melo acabou prejudicado na largada, que foi autorizada com os bólidos sem o alinhamento regulamentar correto, já que no momento da “green flag” Roldan estava emparelhado com o quarto colocado da grelha. Na confusão gerada pela partida sem o alinhamento correto, Igor acabou tendo seu kart atingido pelo de Nathan William, que tentava colocar o kart entre o seu e de Roldan, que o ladeava e, com resultado, acabou perdendo terreno para Yanni Fontana, João Pedro Custódio e Roldan, que fecharam a primeira passagem nas três primeiras colocações.
Na segunda volta de corrida as condições de pista tornaram ainda mais difícil o desenvolvimento da prova, já que uma fina chuva começou a cair sobre o seletivo circuito, deixando o asfalto completamente escorregadio e sem “grip” para os pneus slick, próprios para pista seca. Extremamente habilidoso, Igor Melo conseguiu manter um ritmo diferenciado e, em menos de uma volta, alcançou os concorrentes à frente e assumiu a liderança da prova.
João Pedro Custodio mantinha a segunda colocação, mas Raikkönen Sakzenian também se destacava na condição adversa. Já ultrapassara Yanni Fontana e atacava ferozmente Custódio. Quatro voltas depois, o Raikkönen já estava colado na traseira do kart de Igor Melo, que buscou manter a liderança, mas duas voltas depois acabou superado pelo experiente kartista.
Igor não se deu por vencido e por emocionantes sete voltas, o novo pupilo de Roger Muneratto manteve aberto o combate pela ponta da prova e a vitória. Restavam apenas duas volta para o encerramento da corrida e Igor Melo deu sua cartada final, conquistando a dianteira e ficando a pouco mais de mil metros de sua primeira vitória no kartismo de competição.
Mas Raikkönen também não se dera por batido e na tentativa de recuperar a posição os micromonopostos de tocaram, com Yanni Fontana, esperto, não perdendo a oportunidade para ultrapassar os dois lideres e ser o primeiro a divisar a bandeira a quadros. Raikkönen ficou com a segunda colocação e Igor Melo (Ligeirinho Express/Monte Carlo Distribuidora/Roger Motorsport) cruzou a linha final em terceiro. Raspou na trave a primeira vitória de Igor Melo.
“Foi uma prova fantástica, repleta de alternativas e com um desfecho surpreendente. Esses meninos guiaram muito, em uma pista difícil, que mudava as condições de dirigibilidade à cada volta. O Igor é o menos experiente entre os que andaram na frente, mas já está dando trabalho para o pelotão da frente e hoje poderia ter levado para casa seu primeiro troféu de vencedor. Não foi assim que o ‘Papai do Céu’ decidiu, mas estamos orgulhosos de sua performance e certos que não vai tardar a hora de comemorarmos no alto do pódio”, detalhou o preparador Roger Munetratto ao final das competições.
E essa comemoração tem “chance” de ser já neste sábado (28/03), quando Igor Melo disputará no Kartódromo Aldeia da Serra a segunda etapa da Copa São Paulo Light de Kart. Uma pista extremamente veloz, para um piloto muito veloz!

Confira o resultado da Mirim na 2ª etapa do Campeonato Paulista de Kart
1º) Yanni Fontana, com 15 voltas em 15m23s014
2º) Raikkönen Sakzenian, a 0s158
3º) Igor Melo, a 2s560
4º) Luis Roldan, a 2s686
5º) João Pedro Custodio, a 3s688
6º) Victor Uchoa, a 4s189
7º) Gregory Diegues, a 17s400
8º) Nathan William, a 17s472
Pole Position: Luis Roldan, com 57s684
Melhor Volta: Raikkönen Sakzenian, com 58s325