Um grupo de 20 pára-quedistas de todo o Paraná, bateu no último dia 25 de maio de 2008, o recorde estadual de Maior-Formação em Queda Livre, em Boituva (SP), no Centro Nacional de Pára-quedismo (CNP), saltando de dois aviões Cessna Caravan. O recorde anterior era de 3 de julho de 2004, onde 15 pára-quedistas saltaram em Cascavel (PR), de um avião C-130 Hercules.
A Federação Paranaense de Pára-quedismo (Fepar) vinha buscando reunir um grupo capaz de estabelecer esse novo recorde desde 2006. Mas além da logística necessária, a entidade encontrou dificuldade também para encontrar pára-quedistas qualificados para executar a formação. A seleção foi criteriosa, onde procuramos mesclar atletas com apenas 350 saltos até 4 mil, numa troca de experiências muito importante aos que nunca haviam participado de um salto com formação em queda livre, declarou Emerson Plaier da Cruz, pára-quedista curitibano e piloto de competições automobilísticas.
De acordo com Emerson da Cruz, pára-quedista experiente com mais de 750 saltos e responsável pelo comando da formação no ar, o grupo estava determinado a quebrar o recorde naquele domingo. Todos os participantes cumpriram à risca os horários impostos para a chegada ao CNP e reuniões antes dos treinos e saltos. No sábado foram feitos três saltos, sendo dois com 10 pára-quedistas e outro com 16. E no domingo mais quatro saltos, sendo que o último foi perfeito, pois conseguimos fechar a formação, voando bem estável por mais de quatro segundos, disse Emerson.
O organizador do salto é Pedro Hilu, que foi o Load Organizer, criando o desenho a ser formado e orientando os atletas em todos os passos a serem dados, desde a entrada no avião até o último pára-quedista ser gripado. A equipe estava formada ainda pelos câmeras e fotógrafos Alex Adelman e Anderson Molina, mais os pilotos dos aviões Moisés e Normal.
Os autores dessa façanha são: André de Paula Soares (Curitiba); Claussius Sgarbi (Curitiba); Emerson Plaeir da Cruz (Curitiba); Erlon Pereira (Curitiba); Fábio Pelayo (Londrina); Flávio Gerônimo Lorensi (Cascavel); Joenil Damásio (Cascavel); Jonas Pinheiro (Cascavel); Laércio Gomes (Londrina); Lúcio Stocco (Curitiba); Luiz Carlos Vieira (Arapongas); Marcelo Baroni (Cascavel); Paolo Posser Fumagali (Marechal Candido Rondon); Renato Rodrigues de Freitas (Londrina); Robson Kossatz (Curitiba); Robson Sanches (Londrina); Rogério D. Gomes Santos (Curitiba); Ronaldo Tkotz (Londrina); Thiago Peretti (Curitiba); e Vitor C. Tomarozzi (Londrina).