O público do Campeonato Regional de Marcas & Pilotos notará novidades no formato das provas já a partir da primeira etapa da temporada 2007, marcada para o dia 25 de março no Autódromo Internacional de Cascavel. O regulamento desportivo da categoria apresenta alterações que contemplam um maior equilíbrio nas disputas. Uma das mudanças implantadas pela Project Race, promotora da categoria, está ligada à formação dos grids de largada.
Aos olhos do público, a principal novidade será a adoção do sistema de inversão das posições do grid entre as duas baterias de cada etapa. A inversão envolverá os 10 primeiros na primeira prova, independente de seu grupo técnico a que pertençam. O vencedor na classificação geral largará em décimo na segunda bateria, o segundo na primeira prova será o nono no grid da segunda e assim por diante, até a pole do piloto que terminar a primeira corrida em décimo.
Como efeito prático, é provável que pilotos do grupo N, cujos carros são mais de um segundo por volta mais lentos que os do grupo A, ocupem o primeiro lugar ou as primeiras filas no grid da segunda bateria de cada prova. Pilotos que não forem tão bem numa bateria terão a chance de recuperação na outra, estejam em um grupo ou no outro. E também há a possibilidade dos pilotos do grupo N se colocarem à frente dos outros, diz Heverson Bastos, da Project Race.
É algo que pode proporcionar alguns momentos interessantes, opina o atual campeão do grupo N, César Chemin, que segue na divisão dos carros com carburação com o Escort número 99 da Sorbara Motorsport. Não será surpresa se os pilotos da nossa categoria trabalharem pelo décimo lugar numa prova para ir lá para a frente na outra. Isso vai ser importante na hora de definir o resultado de cada etapa do grupo N. E vai exigir muito mais concentração, pondera.