A segunda etapa do Campeonato Regional de Marcas & Pilotos terá mais uma novidade para os pilotos. Pela primeira vez na história da categoria, o traçado utilizado para uma corrida será o alternativo, criado na metade da década passada com a implantação de uma chicane no Autódromo Internacional de Cascavel. Com a adoção do dito traçado dois, pilotos e equipes terão seu trabalho diversificado na preparação para a corrida do dia 6 de maio.
O objetivo da Project Race, empresa promotora da competição, é trazer à temporada uma diversificação técnica e desportiva. Todas as nossas provas são realizadas no mesmo autódromo. Com o uso da chicane, é como se fizéssemos a corrida em uma outra pista, define Heverson Bastos, diretor da empresa. Temos no nosso grid um grande número de pilotos que nunca passaram pela chicane. Vai ser uma experiência interessante para todos, diz.
A chicane em questão foi construída pelo Automóvel Clube de Cascavel em 1997, por recomendação dos organizadores do Sul-Americano de Fórmula 3, para diminuir a velocidade dos carros na curva do Bacião. A variante é contornada em duas curvas, no caso do Regional, redução de quarta para terceira marcha. O Bacião, curva seguinte, passa a exigir ter velocidades de cerca de 120 km/h, sem a necessidade de frenagem para contorno.
A mudança de traçado frisa a importância dos testes coletivos que serão promovidos nos dias 28 e 29 deste mês. O acerto dos carros muda totalmente. Normalmente, as equipes acertam o chão do carro priorizando a alta velocidade do Bacião. Agora, terão de planejar equilíbrio para o contorno da chicane. Como o novo traçado exige frenagem forte, as ultrapassagens também vão aumentar e as disputas vão ficar mais interessantes para o público, diz Bastos.