esportes@cascavelnews.com.br

Os preparativos para a quarta etapa do Campeonato Regional de Marcas & Pilotos levam as equipes da categoria de volta à pista neste fim de semana no Autódromo Internacional de Cascavel. Os cerca de 30 pilotos que deverão compor o grid da corrida, confirmada para 2 de setembro, participarão de novas sessões de testes coletivos, confirmadas pela promotora Project Race para amanhã e domingo, sempre das 12 às 18 horas.
Esses testes coletivos terão importância especial para as equipes. Por um lado, pelo fato dos promotores terem adotado o traçado alternativo do autódromo, que inclui a chicane na entrada da curva do Bacião, como oficial para a corrida da semana que vem. Segundo, para as equipes do grupo A poderem adaptar seus carros aos pneus A.Drive da Yokohama, que a partir desta etapa vão substituir os F570 da Firestone utilizados desde 2001.
A chicane foi adotada pela primeira vez na história do Regional de Marcas na segunda etapa da atual temporada, disputada em maio. Os pilotos viam risco de desgaste excessivo dos pneus e de possíveis quebra de suspensão, o que não se confirmou nos treinos e na corrida. Além disso, a chicane proporcionou boas disputas para os pilotos e agradou o público, o que foi fator determinante para sua adoção em pelo menos mais esta etapa.
Quanto aos pneus, a mudança no regulamento técnico não chega a ser uma completa novidade para algumas das equipes do grupo A. Na terceira etapa, em julho, vários pilotos aproveitaram o uso facultativo e disputaram a corrida tendo seus carros calçados pelos Yokohama A.Drive, cujo uso passa a ser obrigatório a partir da corrida do dia 2. No grupo N, continuam em uso os F570 da Firestone – os dois modelos têm as mesmas medidas, 175/70/13.
A primeira bateria da prova foi disputada com pista molhada e sem chuva. Marlon Bastos, Júnior Caús, Ingmar Biberg, Alysson Moreno e Luiz Pielak, os cinco primeiros colocados à linha de chegada, tinham seus carros calçados pela Yokohama. Na segunda bateria, com pista seca, o único com pneus Firestone no grupo dos cinco primeiros foi Jair Peasson, terceiro. Bastos e Caús repetiram as duas primeiras posições, com Biberg em quarto e Moreno em quinto.
A mudança no regulamento é fruto de parceria firmada pela Project Race, promotora e organizadora das provas, com a Yokohama, que distribui seus pneus às equipes da categoria através de sua representante em Cascavel, a EmerSom. Estas duas empresas compõem ao lado de Mion, Estrada Distribuidora de Combustíveis, Auto Posto Maçarico e Regis Racing o grupo de patrocinadores do Regional de Marcas & Pilotos na atual temporada.