Os treinos coletivos preparatórios para a segunda etapa do Campeonato Regional de Marcas & Pilotos terão uma importância especial para os inscritos na corrida do dia 6 de maio. A prova será a primeira da história da categoria em que o traçado do Autódromo Internacional de Cascavel será utilizado em sua versão alternativa, com emprego da chicane construída em 1998 antes do Bacião, curva mais veloz e técnica do circuito.
No traçado convencional de 3.032 metros, os pilotos cumprem a segunda reta do autódromo e apontam na entrada do Bacião em velocidades aproximadas de 170 km/h. Com a chicane, contornada em uma curva à esquerda, duas à direita e outra à esquerda, em um espaço inferior a 100 metros, os pilotos mal deverão superar a casa dos 100 km/h. A mudança desafia as equipes, com a necessidade de adequação dos ajustes dos carros.
Marlon Bastos, líder do Regional pelo grupo A, aguarda com expectativa a primeira experiência na chicane. Tecnicamente falando, é importante a categoria usar esse traçado, porque proporciona um aprendizado em curvas de baixa para os pilotos. Você tem que frear mais, fazer mais reduções de marcha, aponta. E, às vezes, é a maneira de se contornar uma curva que faz o piloto ganhar tempo, e não a velocidade em que se faz a curva.
Na opinião de Bastos, que pilota para a Seidel Preparações, o uso desse traçado serve como preparação para os que pretendem expandir os limites de suas carreiras. O exemplo mais simples é o de pilotos de Cascavel que correm em Londrina. A pista de lá tem muitas curvas de baixa, e os cascavelenses não estão habituados a frenagens fortes, a contornar curvas mais lentas. Vai ser muito interessante ver a reação de cada um, diz.
Os testes coletivos serão abertos amnahã, com a pista liberada das 9 às 18 horas. No domingo os pilotos terão o mesmo intervalo para testes. A programação oficial da segunda etapa terá início no sábado que vem, com três sessões de treinos livres e as práticas classificatórias. As duas baterias da prova terão largada às 13h30 e às 15h50. A estimativa da Project Race, promotora da categoria, é de grid com 28 carros.