esportes@cascavelnews.com.br

Das dez vezes que a F-Truck correu no tradicional circuito de Tarumã, sete delas foram provas decisivas para o título da temporada, por estarem posicionadas no calendário como a penúltima etapa do ano. No próximo domingo, a F-Truck chega mais uma vez à cidade de Viamão, região metropolitana de Porto Alegre novamente como a penúltima etapa da temporada.
Cinco pilotos disputam o titulo do décimo primeiro ano da categoria que atualmente apresenta o paulista Renato Martins (Volkswagen) na liderança com 111 pontos, seguido do paranaense Pedro Muffato (Scania) e do paulista Vinicius Ramires (Mercedes-Benz) empatados com 88 pontos, o também paranaense Wellington Cirino (Mercedes-Benz) com 67 e o paulista Roberval Andrade (Scania) com 61 pontos.
No ano passado o atual líder Renato Martins chegou à Tarumã completamente batido na classificação do campeonato. Foi o ano de desenvolvimento do caminhão Volkswagen Constellation, o primeiro modelo com sistema de alimentação eletrônico da marca. Martins era o 16º colocado no campeonato, depois de chegar em outros oito anos disputando o título. Foi o primeiro campeão da categoria em 1996 e seis vezes vice-campeão. Foi um dos pioneiros da F-Truck junto com o criador da categoria, Aurélio Batista Félix, e é por esta razão que Renato vê apenas um objetivo para a prova de Tarumã. “Vou correr em Tarumã pelo meu segundo título. Minha tática é continuar líder até Brasília (prova final no dia 10 de dezembro), mas também não descarto uma vitória. Em Curitiba tive que segurar porque tinha um barulho muito forte na suspensão. Mas reafirmo, vou correr pelo campeonato”, confirma o líder Renato Martins. Antes um empresário do ramo de autopeças, Martins conta que hoje vive exclusivamente de competição. “A F-Truck me transformou em um profissional de competição. Tenho uma oficina com 22 funcionários dedicados à minha equipe. Minha vida de empresário de autopeças hoje está nas mãos do meu irmão”, conta com satisfação o grande candidato ao título deste ano.
No entanto, seus concorrentes não se sentem abatidos e se apresentam com argumentos fortes para tomar a liderança do campeonato em Tarumã ou pelo menos chegar à prova final em Brasília no dia 10 de dezembro disputando o título em condições de igualdade com o líder. Os mais próximos de Martins na tabela de classificação aparecem empatados na vice-liderança do campeonato: o veterano Pedro Muffato (Scania) de Cascavel, interior do Paraná e o quase-estreante Vinicius Ramires (Mercedes-Benz) de Sorocaba, interior de São Paulo. Muffato que teve a melhor performance nesta temporada poderia até estar ainda na liderança do campeonato se não fosse o descuido por ser punido por excesso de velocidade no único ponto da pista que é monitorado pela direção de prova em Curitiba. “Estou pagando pela desatenção. E agora tenho que correr atrás dos pontos que eu perdi na prova de Curitiba”, lembra conformado o piloto que liderou o campeonato até a quinta etapa em Campo Grande. Com a mesma pontuação, está Vinicius Ramires, indiscutivelmente a revelação da temporada, que já vendeu duas provas nesse ano, Campo Grande e Curitiba e é o piloto mais regular de 2006, marcando pontos em todas as sete etapas do ano. “Estamos fazendo o trabalho direitinho e nosso objetivo é brigar pelo título de 2007. O que vier agora é lucro, e lógico, vamos correr para vencer em Tarumã”, diz o piloto que também já fez dois dias de teste na semana passada, no circuito de Brasília, sede da etapa final do campeonato de 2006.
Na quarta posição do campeonato com 67 pontos, outra grande ameaça para o líder Renato Martins. O único tricampeão da F-Truck, o paranaense Wellington Cirino. O tricampeão da F-Truck é sempre um dos mais fortes candidatos ao título e vem sofrendo com quebras de motor e até uma queima de radar em Curitiba que o deixou mais distante do líder na classificação do campeonato. Sua determinação para Tarumã é de meter medo aos adversários. Depois de quatro dias de treinos em Curitiba, Cirino sente uma confiança muito grande em uma vitória em Tarumã onde venceu quatro vezes. “Pela primeira vez no ano temos um equipamento testado e preparado para uma grande corrida. Estamos seguros quanto a resistência e acerto do nosso caminhão”, diz com convicção Wellington Cirino.
O quinto colocado no campeonato e matematicamente também candidato ao título apesar da desvantagem de 50 pontos do líder acha que pode chegar a sua segunda vitória no ano (venceu em São Paulo) e correr em Brasília para no mínimo ficar entre os três primeiros do campeonato. Quanto ao título Roberval prefere não ter pretensões, mas para Tarumã, o otimismo é grande. Afinal o piloto venceu no ano passado e gosta do circuito rápido de Tarumã. “Tivemos alguns problemas de acertos, desclassificações por fumaça e regulamento e isso me deixou fora do pódio nas últimas provas, mas para Tarumã estamos bem vivos”, coloca o campeão de 2004, que por três vezes neste ano teve de amargar a última posição no grid por desclassificações e quebra de equipamento.
Os treinos para oitava e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck começam na sexta-feira, com sessões marcadas para às 14 e às 16 horas, com uma hora de duração cada. No sábado, os F-Truck fazem mais dois treinos livres às 9 e 11 horas com a tomada de tempo às 15 horas.
No domingo o warm-up será as 9h15 com a duração de 45 minutos. Logo após se iniciam as outras atrações da F-Truck com os shows de acrobacias com os Pace Truck e motos com horários previstos para as 11h20 e 13h15. Na programação antes do alinhamento do grid de largada, ainda deverão acontecer as atrações da F-Truck: Desfile dos Pilotos com distribuição de brindes e o Test Truck com convidados andando com os caminhões personalizados das seis marcas que participam da F-Truck. O alinhamento para a largada da oitava etapa da F-Truck 2006 está marcado para as 13h50, com o sinal verde as 14h00. A prova tem transmissão direta pela Rede Band.
Ingressos
Os ingressos para a prova da F-Truck em Tarumã estão sendo vendidos nas Concessionárias Bridgestone Firestone e Postos Petrobras credenciados ao preço de R$ 20,00. Os endereços dos locais de vendas estão no site www.formulatruck.com. Os ingressos antecipados dão direito a um boné oficial da F-Truck. Os ingressos para estudantes estarão sendo vendidos nas bilheterias do autódromo a partir de sexta-feira. Nas bilheterias do autódromo, os ingressos não dão direitos ao boné oficial da F-Truck.
Classificação
A classificação do campeonato está assim: 1º) Renato Martins, com 111 pontos; 2º) Vinicius Ramires e Pedro Muffato, 88; 4º) Wellington Cirino, 67; 5º) Roberval Andrade, 61; 6º) Leandro Totti, 52; 7º) Débora Rodrigues, 49; 8º) Beto Monteiro, 33; 9º) Beto Napolitano, 27; 10º) Djalma Fogaça e Geraldo Piquet, 25; 12º) Luiz Carlos Zappelini, 18; 13º) Herberto Heinen, 15; 14º) Adalberto Jardim, 13; 15º) Vignaldo Fizio, 12; 16º) Fabiano Brito, 9; 17º) José Cangueiro e José Maria Reis, 8; 19º) Diumar Bueno, 7; 20º) João Maistro, 6; 21º) Regis Boessio, 4; e 22º) Eduardo Mad Macarrão, com 2 pontos.
Marcas
O Campeonato de Marcas tem esta classificação: 1º) Volkswagen, com 202 pontos; 2º) Mercedes-Benz, 192; 3º) Scania, 163; 4º) Ford, 128; 5º) Volvo, 16; e 6º) Iveco, com 4 pontos.