esportes@cascavelnews.com.br

A Fórmula Truck pode consagrar o campeão de 2006 com uma etapa de antecipação, domingo, em Tarumã (RS), onde a categoria disputa a oitava e penúltima prova da temporada. Para que isso ocorra, o líder do campeonato, Renato Martins (Volkswagen), precisa ampliar sua vantagem em seis pontos, saltando dos atuais 23 para 29, já que restaria apenas a etapa de Brasília e em cada corrida o piloto pode fazer no máximo 28 pontos (20 pela vitória, 7 pela passagem em primeiro lugar na bandeira amarela programada e 1 pela pole position).
“Ser campeão é a meta que traçamos desde o início do ano e é claro que vamos para Tarumã com o objetivo de conquistar o título antecipadamente. Como a categoria é muito equilibrada, sei que esta será uma missão difícil e meus adversários também vão lutar muito para levar a decisão para Brasília”, comenta Renato Martins, o recordista de vitórias da Fórmula Truck.
Ele lidera o campeonato com 111 pontos, contra 88 de Pedro Muffato e de Vinicius Ramires, e sabe que precisa ter cautela para administrar a vantagem para conseguir o título, seja em Tarumã, seja em Brasília. “Não me sinto pressionado a fechar o campeonato neste domingo, o importante é conseguir o título. Vou correr pensando nos pontos”, completa o piloto.
A temporada de 2006 vem sendo memorável para o paulista. Em Guaporé (RS), conquistou a primeira vitória do novo modelo Volkswagen Constellation, com a qual sua equipe, a RM Competições, disputa o campeonato. Depois, em Cascavel (PR), nova vitória e desta vez com a alegria adicional de assumir a liderança do campeonato. Na etapa passada, em Curitiba (PR), a manutenção no primeiro lugar na tabela veio com sabor especial: chegou em segundo lugar, tendo a esposa e companheira de equipe, Débora Rodrigues, em terceiro.
“O ano tem sido de fortes emoções e sem dúvida as vitórias e o pódio com a Débora me marcarão para sempre. Por isso quero coroar a temporada com o título, tanto o de pilotos quanto o de marcas. Aí seria o ano perfeito”, completa Martins, citando o campeonato que também tem liderança da Volkswagen.
Os cinco pilotos da RM Competições buscarão ajudar Renato nestas conquistas. O otimismo do time é salientado por Débora, única representante das mulheres na Truck. “A equipe evoluiu muito nesta temporada e podemos seguir uma receita que não precisa alteração: o caminhão é o mesmo que esteve na etapa passada. Nossa luta é manter este ritmo de conquistas”, comenta.
Após a alegria pelo pódio conjunto na etapa passada, Débora garante que o objetivo do casal da Truck é sonhar com metas cada vez mais ambiciosas.
“Não se tem notícia de um casal que tenha subido junto no pódio em uma prova do automobilismo, por isso eu e o Renato nos orgulhamos muito desta façanha. Agora é buscar outras façanhas, quem sabe a primeira dobradinha marido-mulher?”, afirma a musa da categoria, que ocupa a 7ª colocação no campeonato, com 49 pontos.
É a melhor temporada de Débora desde que ela estreou na Truck, no final de 1998. Além da pontuação recorde, a piloto concluiu todas as corridas nos pontos, incluindo três pódios neste ano (Fortaleza, Campo Grande e Curitiba).
Os primeiros treinos livres serão disputados nesta sexta-feira. A corrida será no domingo, às 14h, com transmissão ao vivo pela TV Band.