esportes@cascavelnews.com.br

O piloto Renato Martins largará na primeira colocação no grid da sexta etapa da Fórmula Truck, que será disputada amanhã, em Cascavel (PR). Com um Volkswagen Constellation, ele fez o melhor tempo no treino classificatório e no Top Qualifying e, com este resultado, fica mais próximo do objetivo de sair do Paraná mais próximo da liderança do campeonato – Martins está em segundo lugar, a sete pontos do líder.
Recordista de vitórias da categoria, o piloto da RM Competições busca um novo triunfo em Cascavel, onde já marcou seu nome na história da categoria por ter vencido a primeira corrida oficial da Truck, disputada em 1996 nesta mesma pista.
“O resultado de hoje é incrível, a alegria é a mesma como se fosse minha primeira pole position. A equipe toda está de parabéns, conseguimos desenvolver bem o caminhão já no ano de estréia e todos estes resultados nos recompensam pelo trabalho exaustivo na oficina e também nos treinos privados”, comentou Martins, que também foi pole em Guaporé, onde acabou vencendo a corrida.
A performance de Renato foi considerada perfeita pela RM Competições, já que o favoritismo do treino classificatório era dos caminhões com motor 12 litros. Martins bateu Vinicius Ramires por apenas três centésimos de segundo.
Apesar da alegria pela pole position, Renato prefere analisar com cautela suas chances para a corrida de amanhã. “Claro que vamos brigar pela vitória, mas também quero pensar no campeonato. Estou na frente de meus principais rivais e quero sair daqui em condições ainda melhores na tabela do que agora”, comentou.
A RM Competições também comemorou o resultado de outros dois pilotos entre os dez primeiros colocados do grid. A única representante das mulheres, Débora Rodrigues, ficou com a oitava colocação. “Acho que foi um bom treino, dentro de nossas expectativas. O caminhão está se comportando bem aqui e dá para sonhar com mais um pódio”, afirma a piloto, que já foi premiada nas corridas do Ceará, onde ficou em 3º, e Mato Grosso do Sul, onde foi a 5ª.
Já Beto Napolitano parte na 10ª colocação, após cravar o tempo de 1m22s231. “Poderia ter ido melhor, mas errei na tomada da curva 1 e perdi muito tempo naquele trecho. Mesmo assim, estou confiante em uma boa prova amanhã”, diz o paulista, que sairá quatro posições à frente de Adalberto Jardim, também da Volkswagen.
O treino classificatório foi marcado pelo susto provocado pelo acidente envolvendo o piloto Herberto Heinen. Em sua volta rápida, o gaúcho perdeu o ponto de freada na entrada da Curva do Bacião, considerada a mais desafiadora da pista cascavelense. Neste ponto, os caminhões chegam a atingir 180 km/h.
Em alta velocidade, Heinen saiu direto em direção ao muro e bateu com violência na proteção de pneus. O piloto, no entanto, saiu ileso do acidente.
“Graças a Deus, não sofri nenhum arranhão. A única dor será mesmo ficar de fora da corrida de amanhã”, diz Heinen, citando o fato de que não haverá tempo hábil para a recuperação do equipamento, bastante danificado com a forte pancada. “Nos treinos de ontem, procurei caprichar neste trecho do circuito e estava esperando uma boa performance na classificação, mas acabei perdendo o ponto de freada e este erro comprometeu minha corrida. É uma pena, mas pelas dimensões do acidente, tenho que agradecer por sair ileso”, comentou o gaúcho.
A largada da sexta etapa da Fórmula Truck será às 14 horas, com transmissão ao vivo pela TV Band.