esportes@cascavelnews.com.br

O paulista Ricardo Maurício começou na frente a Stock Car 2007. O piloto da equipe Medley/A. Mattheis, com Chevrolet Bora, venceu a etapa de abertura da temporada, realizada hoje, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos. Ele completou as 25 voltas no circuito de 4.309 metros com o tempo de 47m58s190, média de 134,740 km/h, conquistando a primeira vitória em sua terceira temporada na principal categoria do automobilismo nacional. A segunda colocação ficou com Felipe Maluhy, da Terra Racing, com Mitsubishi, 47m58s956, enquanto o estreante Daniel Serra da, Red Bull Racing, com Volkswagen, foi o terceiro, 47m59s959. Serra, que também foi pole position, ainda garantiu a melhor volta da prova e um prêmio de R$ 10 mil oferecido pela Nextel. A segunda etapa da temporada será no dia 6 de maio, em Curitiba (PR), com transmissão ao vivo pela Rede Globo.
A primeira etapa da Stock Car 2007 teve emoção de sobra, com toques e rodadas ao longo de suas 25 voltas. Mesmo antes da largada, a etapa de estréia já trouxe para o público de 38 mil pessoas, uma disputa acirrada. Na volta de apresentação, o estreante na categoria principal, Daniel Serra e o mais experiente Felipe Maluhy se estranharam, tocaram os carros e protagonizaram uma “briga’ que retardou o início da prova, cuja largada foi dada na terceira volta.
Daniel Serra manteve a ponta durante a primeira parte da corrida. Pouco antes da entrada do segundo safety car, motivado pelo choque entre Tarso Marques e Marcos Gomes, Ricardo Maurício aproveitou que Serra escapou para assumir a primeira colocação. Logo depois, Daniel escorregou de novo e permitiu que Maluhy assumisse a segunda colocação. Sorte de Maurício, que pode seguir sem muito trabalho até o final da corrida e sair na frente na briga pelo título de 2007.
O campeão largou na terceira colocação e acabou ultrapassando os seus adversários e ganhando a corrida. “Estou muito feliz e queria dividir a felicidade com a minha equipe. Afinal, é um trabalho em conjunto. Eu tenho lutado bastante por um espaço na categoria, e hoje eu estou em uma equipe bem estruturada”, declarou Maurício, de 28 anos. “Ainda não deu para sentir a vitória, mas tenho certeza que vou festejar muito depois que adrenalina baixar”, completou.
Ricardo usou o push-to-pass, uma das novidades na temporada, apenas uma vez na corrida, quando ele estava tentando ultrapassar o Hoover Orsi. “Depois não precisei usar mais” explica o vencedor. E comenta que não viu uma mudança muito grande com a implantação do Air Box. O final da corrida foi o momento mais difícil para Ricardo, “Há um desgaste dos freios, do pneu, do carro em geral e a gente começa a ter um desgaste físico também”, finalizou.
Duas vezes pole position em Interlagos, na temporada 2006, Maluhy repreendeu a atitude de Daniel Serra antes da largada. O novato que estava na pole e por dentro da pista tentou “jogar” Maluhy o máximo possível para o lado de fora, onde o asfalto tinha muita sujeira. Os dois acabaram se tocando. “Não é a atitude que se espera de um pole position. Havia espaço para ele ficar por dentro, mas ele estava ocupando o meu espaço e me jogando mais para fora. Então, onde eu deveria ficar?”, indagou. “Não tenho nada contra ele como pessoa, mas profissionalmente não concordo com essa atitude. Ele está chegando na categoria e não precisava ter agido dessa forma”, declarou Maluhy.
O piloto não soube precisar se seu carro perdeu rendimento em razão do acidente que arrancou sua janela logo no inicio O fato é que o carro passou a sofrer um arrasto enorme na reta. “Não tenho certeza, mas acho que com a batida, a carenagem inflou e a janela acabou se soltando. Isso me prejudicou e acabei tendo que deixar o Ricardo Maurício passar, pois não tinha como ficar amarrando ele atrás de mim”, contou.
Serra, por sua vez, achou a atitude normal. “É claro que queria jogar ela para a parte suja e assim dificultar as coisas. Não acho que tenha sido uma atitude errada”, comentou. Sobre o final de semana, ele disse que foi muito bom, pois em sua primeira prova do ano conseguiu muitas conquistas. “Foi realmente positivo, mesmo não tendo vencido. O importante foi marcar os pontos e não deixar ninguém abrir”, finalizou.

Resultado da 1ª etapa da Stock Car
1º) Ricardo Mauricio (SP), 25 voltas em 47m58s190, média de 134,74 km/h
2º) Felipe Maluhy (SP), a 0s765
3º) Daniel Serra (SP), a 1s768
4º) Hoover Orsi (MS), a 2s998
5º) Ingo Hoffmann (SP), a 4s478
6º) Ruben Fontes (GO), a 5s938
7º) Cacá Bueno (RJ), a 9s672
8º) Juliano Moro (RS), a 10s679
9º) Giuliano Losacco (SP), a 16s674
10º) Rodrigo Sperafico (PR), a 17s489
11º) Alceu Feldmann (PR), a 18s728
12º) Christian Conde (SP), a 20s737
13º) Pedro Gomes (SP), a 22s481
14º) Luciano Burti (SP), a 23s367
15º) Popó Bueno (RJ), a 23s450
16º) Jader David (SP), a 30s491
17º) Nono Figueiredo (SP), a 37s430
18º) Allam Khodair (SP), a 37s459
19º) Mateus Greipel (SC), a 37s638
20º) Fábio Carreira (SP), a 41s583
21º) Duda Pamplona (RJ), a 46s565
22º) Carlos Alves (SP), a 1m30s475
23º) Thiago Camilo (SP), a 1 volta
24º) Valdeno Brito (PB), a 2 voltas
25º) Paulo Salustiano (SP), a 5 voltas
26º) Gualter Salles (RJ), a 5 voltas
27º) Antonio Jorge Neto (SP), a 6 voltas
28º) Chico Serra (SP), a 6 voltas
29º) Julio Campos (SP), a 10 voltas
30º) David Muffato (PR), a 11 voltas
31º) Thiago Medeiros (SP), a 11 voltas
32º) Tarso Marques (PR), a 13 voltas
33º) Marcos Gomes (SP), a 13 voltas
34º) Thiago Marques (PR), a 13 voltas
35º) Lico Kaesemodel (PR), a 14 voltas
36º) Guto Negrão (SP), a 14 voltas

Classificação do campeonato após a 1ª etapa
1º) Ricardo Maurício (SP), com 25 pontos
2º) Felipe Maluhy, 20
3º) Daniel Serra, 16
4º) Hoover Orsi, 14
5º) Ingo Hoffmann, 12
6º) Ruben Fontes, 10
7º) Cacá Bueno, 9
8º) Juliano Moro, 8
9º) Giuliano Losacco, 7
10º) Rodrigo Sperafico, 6
11º) Alceu Felldman, 5
12º) Christian Conde, 4
13º) Pedro Gomes, 3
14º) Luciano Burti, 2
15º) Popó Bueno, com 1 ponto