esportes@cascavelnews.com.br

O grid da Stock Car estará reforçado em Londrina (PR), a cidade que recebe a oitava etapa da temporada, marcada para o próximo sábado, às 10h15, com transmissão ao vivo da Rede Globo. A categoria reunirá novamente cinco ex-pilotos de Fórmula 1, em razão do retorno de Ricardo Zonta, da Panasonic Racing, que esteve ausente das cinco provas anteriores em função de compromissos no automobilismo internacional. Desde a última vez que correu na Stock Car, em maio, muita coisa mudou.
Seu currículo, por exemplo, que agora conta também com um histórico terceiro lugar nas 24 horas de Le Mans, o melhor resultado de um brasileiro na tradicional corrida de longa duração desde 1991. E mais dois pódios na Grand-Am, a categoria que vem disputando regulamente em 2008. Tem sido um ano intenso para Ricardo Zonta. “Estou muito feliz por voltar à Stock Car. Ainda tenho mais uma corrida da Grand-Am para disputar, mas de agora em diante o foco está aqui, no Brasil”.
Dentro da própria equipe, as coisas também mudaram bastante. Entre as inúmeras viagens de uma agenda apertada, o piloto, que também é dono do time, comandou uma grande reformulação na parte técnica, que resultou num ganho de performance e permitiu ao seu substituto, Julio Campos, sonhar até mesmo com o PlayOff. “Fizemos várias mudanças na equipe e agora quero ver dentro do carro o quanto conseguimos evoluir em relação ao que tínhamos em Brasília”, afirma.
O local de retorno também agrada Ricardo Zonta. “Eu gosto bastante da pista, o acerto do carro faz muita diferença e o traçado não permite erros. É um desafio a mais para os pilotos”. Para ele, será um fim de semana de muito trabalho, principalmente na readaptação ao carro depois de quatro meses longe da Stock Car. “Sem dúvida, este tempo todo guiando outros carros faz com que o piloto perca alguns detalhes da pilotagem de um Stock Car, mas nada que um treino livre não resolva”, revela.
O que só aumenta a importância da primeira sessão de quinta-feira. Que também será bem aproveitada por Ricardo Sperafico, companheiro de Ricardo Zonta na Panasonic Racing. Depois de uma corrida difícil no Rio de Janeiro, ele segue sem pontos no campeonato e espera virar esta história em Londrina. “Fizemos uma mudança significativa no Rio de Janeiro, mas não deu certo, então a idéia é reverter tudo isto e seguir um novo caminho em Londrina, que é uma pista muito difícil”.
“Mais do que em qualquer outro lugar, lá o carro precisa estar em perfeitas condições, caso contrário o tempo não vem mesmo”, conta Ricardo Sperafico, que tem uma motivação extra para esta etapa. É a corrida mais próxima de sua cidade natal, Toledo, o que sempre resulta na presença de seus amigos e familiares. Com a formação original da Panasonic Racing, o paranaense Julio Campos, substituto de Ricardo Zonta, fica ausente da etapa. “Quero agradecer a chance de fazer parte do time. É um prazer e uma oportunidade única para mim”, afirma.