Classificado para representar o Brasil na classe Laser nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho, Robert Scheidt tem agora novo desafio pela frente. Ao lado do proeiro Bruno Prada, o bicampeão olímpico disputa a partir de amanhã a Semana Pré-Olímpica de Búzios, no Rio de Janeiro, na classe Star. Líderes do ranking mundial da Federação Internacional de Vela (Isaf), Robert e Bruno estão entre as maiores atrações do torneio.
Depois de dois meses dedicados ao Laser, é bom voltar ao Star. Mas o campeonato será bastante disputado, de alto nível, com adversários muito fortes, acredita Robert, que viajou nesta sexta-feira pela manhã de São Paulo para Búzios. Treinamos muito nos últimos dias em Ilhabela e acho que estamos bem preparados.
A competição classificará os seis primeiros para o Campeonato Mundial da Isaf, em Cascais, em Portugal, que, por sua vez, garantirá as vagas de cada país na Olimpíada de Pequim, em 2008. Os campeões da Pré-Olímpica assegurarão vaga na equipe permanente de 2007 e, conseqüentemente, participação na Semana de Qingdao, na China, em agosto, na mesma raia da Olimpíada.
Competir em Búzios é muito importante porque as condições de vento da cidade são muito parecidas com as de Cascais, comenta Robert, de 33 anos, que aponta como principais adversários Alan Adler/Marcelo Ferreira, Gastão Brun/Marco Lagoa, Lars Grael/Marcelo Jordão, Fábio Bodra/Guilherme de Almeida e Alessandro Pascolato/Henry Boening, entre outros.
Enquanto Robert Scheidt se dedicou ao Laser nos últimos meses, Bruno Prada, proeiro da dupla patrocinada por Banco do Brasil, Brasil Telecom, Medley, CNA Idiomas, Varig e Volvo, aproveitou o descanso das competições para cuidar da parte física. Fiz reforço físico importante, cuidando principalmente dos ombros, cotovelos, joelhos e região lombar. Vamos enfrentar agora uma seqüência difícil de competições no Brasil e no exterior e é preciso estar bem preparado.
Bruno garante que o treinamento feito em Ilhabela, contra os velejadores alemães Robert Stanjek e Frithjof Kleen, quinto colocados na Miami Olimpic Regatta, disputada em janeiro, e com a ajuda do técnico polonês Andie Cervyja, foi muito bom. Conseguimos recuperar o entrosamento e treinarmos largadas e manobras Importantes.
A Pré-Olímpica terá obrigatoriamente 11 regatas, com no máximo duas provas por dia, em raias montadas em frente ao Iate Clube Armação de Búzios. A competição terá dois descartes e, além da Star (masculino), terá seletivas nas classes Tornado (aberta), Finn (aberta), Laser (masculino), Laser Radial (feminino), 470 (masculino e feminino), 49er (aberta) e RS:X (masculino e feminino). A RS:X é a única categoria que terá a participação de convidados estrangeiros.