esportes@cascavelnews.com.br

O paulista Roberval Andrade (Scania) venceu a oitava e penúltima etapa do brasileiro de F-Truck hoje em Campo Grande, MS. Com a única vitória no ano, Roberval adiou a disputa do título da temporada, além de diminuir a diferença para o líder Felipe Giaffone (Volkswagen) de 23 para 17 pontos. Agora o campeão de 2007 só vai ser conhecido no dia 16 de dezembro em Brasília. “Eu estava precisando dessa vitória. Só batia na trave, foram três segundo lugares. Ela veio na melhor hora e agora vamos torcer para dar tudo certo em Brasília”, declarou Roberval, mostrando contentamento por ainda estar na disputa pelo título de 2007.
Em uma corrida que entra para o rol das mais disputadas de toda a história da F-Truck, Felipe Giaffone foi o maior destaque por ter largado em 19º e cruzado a linha em segundo. “Não esperava um resultado tão bom depois que meu caminhão quebrou na classificação do sábado. Agradeço aos meus adversários que estavam com caminhão mais lento e não dificultaram as minhas ultrapassagens”, lembrou Felipe, que na volta final ainda colocou seu Volkswagen ao lado do Scania de Roberval e cruzou a linha de chegada a apenas oito décimos de segundo de diferença. Completaram o pódio de Campo Grande, Jonathas Borlenghi (Volkswagen) em terceiro, Renato Martins (Volkswagen) em quarto e Luiz Carlos Zappelini (Ford) em quinto. Na Coletiva de Imprensa, Renato Martins comemorou o título antecipado do Campeonato de Marcas para a Volkswagen e agradeceu o grande apoio dado pela montadora neste ano. “Fomos campeões graças a muito trabalho de equipe e parceria com a Volkswagen. Agora vamos torcer para o Felipe em Brasília”. O catarinense Luiz Carlos Zappelini se emocionou em voltar para o pódio depois de mais de um ano sem bons resultados. “Estou muito contente de estar aqui na coletiva. Sinto ter sido recompensado pelo trabalho que temos feito com um caminhão bem menos potente. Sei que ando bem na chuva”, completou Zappelini com sua afirmação já registrada de que é um piloto quase imbatível em pista molhada.
Bem antes da formação final do pódio, as alterações nas primeiras posições foram muitas. Na largada, Leandro Totti (Ford) e Valmir Benavides (Volkswagen) já superaram o pole position Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) que segundo ele próprio teria errado na escolha de pneus. Os dois pilotos protagonizaram a primeira grande disputa do GP Vipal de Campo Grande neste domingo. Benavides se saiu melhor e Totti derrapou mais de uma vez no asfalto molhado e caiu para a sexta posição. Até a bandeirada programada da 12ª volta, Benavides se manteve na liderança da prova com Vinicius Ramires (Mercedes-Benz) em segundo. Os pilotos André Carreira, Adalberto Jardim, Diumar Bueno e Wellington Cirino abandonaram a prova antes mesmo da primeira bandeirada.
Na relargada para a segunda parte da corrida, um lance que passou de disputa emocionante para polêmica entre Benavides e Ramires, agitou os bastidores de Campo Grande. Lado a lado na reta da largada Ramires virou totalmente seu caminhão para o lado de Benavides e o jogou para fora da pista. Indignados os mecânicos da RM Volkswagen chegaram a ironizar com aplausos para Ramires quando entrou nos boxes para cumprir a punição da direção da prova que considerou a manobra perigosa. “Não é possível analisar em plena corrida se a manobra foi proposital”, disse o presidente da Federação de Automobilismo do Mato Grosso do Sul, Nelson Pereira. O piloto Vinicius Ramires que logo depois abandonou a prova, explicou à direção de prova e ao próprio Valmir Benavides que não foi um lance proposital. “Eu tinha certeza que já havia ultrapassado o Hisgué (Benavides) e fui para a direita para me defender”, explicou Ramires.
As emoções da prova aumentaram a partir da 16ª volta, quando Felipe Giaffone assumiu a segunda posição e passou a pressionar o líder Roberval Andrade. Depois de várias tentativas, os dois pilotos que já foram companheiros de equipe no passado, cruzaram a linha de chegada lado a lado, com meio caminhão de diferença.
A próxima etapa a final de 2007 está marcada para dia 16 de dezembro em Brasília.