esportes@cascavelnews.com.br

Os curitibanos Sanito Cruz Jr e Leonardo Torres (Calmix/Tai-yo Motel/Link Monitoramento) tiveram boa participação no fim de semana na 6ª do Campeonato Metropolitano de Curitiba de Velocidade no Asfalto 2017, disputada no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais (PR). A bordo do Gol nº 4, com preparação da RB Motorsport, Sanito e Leonardo fizeram sua estreia no Metropolitano de Curitiba, onde quebraram na primeira corrida, mas se recuperaram na segunda prova, concluindo a etapa na quinta posição da categoria Turismo 1.6 “I”.
No treino classificatório do sábado à tarde, Sanito e Leonardo (Calmix/Tai-yo Motel/Link Monitoramento) marcaram o tempo de 1m42s967, ficando com a 2ª posição na categoria Turismo 1.6 “I” e na Geral, mostrando boa performance em sua estreia. Dada a largada para a primeira corrida, Sanito Cruz Jr foi para a pista, depois de nove anos afastado do automobilismo, querendo “brigar” pelas primeiras posições, mas sua reestreia durou pouco. Logo na largada, quebrou o trambulador do câmbio do carro e o piloto teve que ir para os boxes arrumar o câmbio que travou em apenas uma marcha. Perdeu seis voltas, retornou à pista e deu mais 10 voltas, retornando aos boxes em seguida visando poupar o carro para a segunda prova. Depois de 20 voltas de corrida, a vitória foi de Rafael Lupatini na Geral e Turismo 1.6 “I”, com tempo de 34min35s332, seguido de André Conti, a 16s091, Marcelo Cordeiro, a 25s018, Elberto Alves, a 45s640, e, Rômulo Molinari, a três voltas.
Para a segunda corrida, Leonardo Torres assumiu o comando do Gol nº 4, largando da 14ª posição na Geral. Ganhou uma posição na largada e em grande corrida de recuperação, foi fazendo ultrapassagens a cada volta disputada, para a alegria de todos na equipe. Na sexta volta, assumiu a sexta colocação na Geral e terceiro lugar na sua categoria. Na nona volta assumiu o quinto lugar e na 14ª passagem já estava em quarto lugar na Geral e na segunda posição da Turismo 1.6 “I”. Recebeu a bandeirada final colado no segundo e terceiro colocados na Geral. Ao fim de 20 voltas, vitória de Alexandre Frankenberger na Geral e Turismo 1.6 “I”, com tempo de 34m30s805, com Leonardo Torres em segundo, a 22s815; Elberto Alves em terceiro, a 27s191; André Conti em quarto, a 37s556; Maurício Gaudêncio em quinto, a 1m07s375; e Demétrio Tonon em sexto, a 1m31s739.
“Até que consegui andar bem na minha reestreia no Metropolitano de Curitiba. Fiquei nove anos afastado das pistas de competição, trabalhando e fazendo outras atividades esportivas. Mas nos últimos anos não estava mais competindo em nenhuma outra modalidade. Daqui a pouco estarei “brigando” pelas vitórias novamente. O meu parceiro Leonardo fez excelente corrida, ficando em segundo na prova dele”, declarou Sanito Cruz Jr. “Fizemos a nossa estreia nesta etapa no AIC, mas faltou um pouco de sorte. Caso o trambulador do câmbio não tivesse quebrado com o Sanito, poderíamos ter concluído melhor na categoria. Mas valeu pela experiência. Vamos nos preparar para a próxima etapa em Cascavel, onde certamente “brigar” para ficar entre os três primeiros”, concluiu Leonardo Torres (Calmix/Tai-yo Motel/Link Monitoramento).

RESULTADO FINAL – Somados os pontos das duas provas realizadas no Metropolitano de Curitiba a classificação final da categoria Turismo 1.6 “I” foi a seguinte: 1º) Rafael Lupatini/Alexandre Frankenberger (PR/SC), 40 pontos; 2º) André Conti (PR), 25; 3º) Elberto Alves (SC), 22; 3º) Marcelo Cordeiro/Júlio Bueno (PR), 16; e 5º) Sanito Cruz Jr/Leonardo Torres (PR), 15 pontos.
A 7ª etapa do Metropolitano de Curitiba de Velocidade 2017 está marcada para os dias 6, 7 e 8 de outubro, no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), válida também pela terceira e última etapa do Paranaense de Velocidade 2017.