esportes@cascavelnews.com.br

A cidade catarinense de Tijucas vai receber no próximo sábado a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade. Competidores de diversos estados brasileiros estarão competindo na prova que vai se tornando tradicional no calendário brasileiro, sendo disputada já há vários anos.
A programação do Rali de Tijucas começa amanhã com a chegada das equipes que irão instalar seus boxes junto ao CTG Fazenda Eliane. Na sexta ainda serão realizados os levantamentos dos trechos onde os competidores irão percorrer a prova e também as vistorias dos carros participantes. À noite, acontece a largada promocional, evento tradicional em provas de ralis onde o público tem o primeiro contato com os competidores, numa apresentação oficial dos times.
O rali larga no sábado pela manhã. Serão sete especiais disputadas em estradas secundárias do município de Tijucas. No ponto mais tradicional, a conhecida P4, a expectativa e de receber grande público para ver a prova. Numa prova de rali de velocidade, os carros largam a cada dois minutos contra o relógio, onde quem fizer o percurso em menor tempo, ganha a prova.
O Campeonato Brasileiro de Rali está dividido em quatro categorias: N4 (carros de tração integral e turbo), N3 (carros de tração 4×2, motor de até 2,0 litros e preparação limitada), N2 Light (carros de tração 4×2, motor de até 1,6 litros e preparação limitada) e A6 (carros de tração 4×2, motor de até 1,6 litros e preparação livre).
O Rali de Tijucas promete acirrar a disputa pelos títulos na temporada. A dupla Juliano Sartori/Rafael Sartori da equipe Bitshop Rally/Abadia Competições quer levar o Ford Focus a quinta vitória nesta temporada, seria a terceira somente no Brasileiro. O piloto Juliano destaca que a equipe está confiante pois o carro evoluiu bastante este ano. A dupla venceu as últimas duas etapas do Nacional realizadas em Erechim – RS e Sete Lagoas – MG.
Quem também quer se manter na disputa pelo título, é Milton Pagliosa/André Pagliosa da equipe Comil Racing Team. A dupla compete na categoria mais forte, a N4 com um Mitsubishi Lancer. Será a segunda vez que Milton e André irão correr o Rali de Tijucas. Este ano a dupla já soma uma vitória no Brasileiro de Rali e quer agora encostar de vez na liderança da categoria.