De 24 a 26 de novembro o Brasil será palco do 8º Jet Waves, a última etapa do Campeonato Mundial de Jet Ski em ondas, o Freeride World Championship 2006. A prova acontece na praia da Vila, em Imbituba (SC).
Este ano serão disputadas duas categorias profissionais: a Sit-down e a Stand-up. Ambas misturam manobras audaciosas de surf e motocross com saltos de até 10 metros de altura. O que difere as duas é o tipo de equipamento utilizado: na primeira, o jet tem banco e guidão fixo; na segunda, não há banco e o guidão é móvel, o que aumenta o grau de dificuldade das manobras.
Completa o evento uma extensa programação que animará o público durante todo o campeonato. Já estão confirmadas apresentações de DJs e o concurso Garota Jet Waves, que premiará as mais bonitas na praia. Como nos anos anteriores, não haverá cobrança de ingresso para assistir a nenhuma das atrações.
O evento tem o aval do Ibama, que conserva o local como a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. O mamífero é a segunda espécie de baleia mais ameaçada de extinção do planeta e recebeu o nome por sua docilidade e por se aproximar muito da costa na época de reprodução, o que possibilita que seja visto a olho nu de toda a praia.
O Jet Waves é promovido pelo brasileiro Tchello Brandão, presidente da International Freeride Watercraft Association (IFWA), entidade responsável pela regulamentação do esporte. Pelo segundo ano consecutivo a montagem o evento será de responsabilidade da Interlog, empresa especializada em planejamento e logística de eventos de grande porte. No segundo ano da tour internacional o evento está sendo maior do que o esperado, em função do aumento do número de participantes e do interesse do público e da mídia local e mundial, afirma Tchello. Nesse sentido a parceria com Interlog é fundamental, pois temos certeza que o evento terá a estrutura necessária para acompanhar seu crescimento.
O evento acontece sob supervisão da IFWA e da Federação Motoaquática do Estado de Santa Catarina (FEMOASC).
O campeonato começou no dia 21 de abril em Portugal, onde reuniu 20 mil pessoas, e já passou pela Espanha, pela França e por Bali, onde foi realizada uma etapa extra-oficial.